sábado, 27 de dezembro de 2008

Urubus

são paulo / Animais


21/05/08 - 11h01 - Atualizado em 21/05/08 - 15h23


Veterinário adota urubu no interior de SP


Mãe e os outros dois irmãos da ave estavam mortos.


Batizado de Francisco Otávio, urubu mora em Santa Rosa de Viterbo.


Do G1, com informações da EPTV





Acostumado a cuidar de animais, um veterinário da cidade de Santa Rosa de Viterbo, a 307 km de São Paulo, não negou ajuda nem a um urubu órfão. Adotou a ave há 8 meses depois que a encontrou junto aos dois irmãos mortos. A mãe foi atropelada e o bichinho ganhou um lar.

E recebeu um nome também: Francisco Otávio. "Foi o nome que a gente escolheu. Ele mesmo gosta porque atende por Francisco Otávio", contou o veterinário Daniel Lacreta.

Por morar desde pequeno em um ambiente doméstico, o urubu não aprendeu a buscar o próprio alimento. Come carne, dada, às vezes, pelas mãos do criador. Domesticado, Francisco Otávio vive solto pela casa e Lacreta garante que ele se dá muito bem com a cadela África.

Os vizinhos já se acostumaram com a presença do urubu, ave com fama de agorenta (sic). "Ele é conhecido no pedaço, é famoso, tranqüilo. Mas é danadinho para escapar. Sobe no muro, anda na rua, dá vôo rasante", contou uma vizinha.

O veterinário disse que pretende entrar em contato com uma ONG de Campinas, a 95 km da capital, especializada em cuidar desse tipo de animal. Ali ele já teria até mesmo uma companheira. "Vai arrumar uma parceira, graças a Deus", afirmou o "pai" de Francisco Otávio.






http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL489003-5605,00-VETERINARIO+ADOTA+URUBU+NO+INTERIOR+DE+SP.html










Quentinhas


Quarta, 30 de abril de 2008, 10h46 Atualizada às 12h01


Urubu de estimação que vai à missa vira celebridade


Texto e Fotos: Andrea Vaz


Especial Para O Terra


Direto de Aracaju



O urubu Bubu virou a sensação da região sul de Sergipe e o orgulho do agricultor Josenal da Silva. O animal de estimação é criado com todas as mordomias, só come comida caseira, gosta de cerveja e de acompanhar a missa dominical.

O pequeno agricultor enche o peito ao afirmar que Bubu toma conta da casa como um verdadeiro cão de guarda. Nem todo mundo pode se aproximar do pequeno sítio onde Silva mora com a família.

"Bubu é o xodó da família. Minha filha mesmo (Bubu é fêmea). Quero ver se encontro outro para poder cruzar e ter filhotes", espera o agricultor, na ânsia de encontrar um namorado para Bubu.

O urubu mora em um sítio localizado no povoado Rio Fundo, que fica 23 km da sede do município de Estância, região sul de Sergipe, onde o atípico criador mora com a família.

Para o agricultor, que vive da pecuária e agricultora (sic) de subsistência, o animal é um típico leão-de-chácara. "Ninguém pode mexer comigo ou com minha família", atesta o agricultor.

Bubu não voa mais. "Ela (urubu) se envolveu em uma briga e um cachorro quebrou uma de suas asas. Mas isso não a afetou. Bubu continua nos defendendo como antes", garante.

Josenal conta que encontrou o bicho ainda pequeno, quando voltava do trabalho, há sete anos. "Ele parecia um ramalho de algodão, todo branquinho. Os pais quando me viram ficaram com medo e começaram a regurgitar, saindo de perto. Como é comum os animais abandonarem os filhotes nessa situação, achei melhor trazer ele para casa", lembra o agricultor.




"Prefiro ele a muita gente"


O engenheiro agrônomo da Emdagro, Cláudio Junior, por exemplo, escapou por pouco do "instinto" defensor de Bubu. "Não é muito normal. O pessoal cria outros bichos, mas urubu, só pela televisão. Já soube de caso de um rapaz que criava, inclusive que o bicho voava junto com ele em sua asa delta. Aqui na região, realmente é o primeiro", fala o engenheiro.

Carismático, Bubu hoje passeia tranqüilamente pela comunidade, chamando a atenção por onde passa. "Prefiro ele a muita gente aí. Pelo menos, não fala mal de ninguém e não pede dinheiro emprestado. Porque tem uns que se dizem amigos, pegam dinheiro emprestado, e não pagam. Não incomoda ninguém. Muito pelo contrário: quando chega, é para divertir", diz o agricultor Evanilson Santos, um dos fãs do bicho.



Alimentação saudável


Segundo o dono da ave, Bubu tem uma alimentação saudável, à base de comida caseira. "Todo mundo conhece Bubu. Até no domingo, onde acompanha a missa em frente à igreja. Fica parado assistindo e só sai quando acaba. Agora, o que ele gosta mesmo e de tomar uma cervejinha quando o pessoal está reunido", diz o agricultor.

Apesar de ser uma situação divertida, o veterinário Fernando de Oliveira considera a situação preocupante, já que o animal pode transmitir doenças. "Tanto ele, como as pessoas que estão convivendo com o animal, correm o sério risco de serem contaminados com zoonoses. Mesmo não comendo carniça, ele pode ser contaminado por outros urubus que estejam por perto", atesta o especialista.


Ele ressalta que a alimentação não influencia nas características fisiológicas do animal.




















Bubu é criada com todas as mordomias e só come comida caseira




























Josenal conta que encontrou o bicho ainda pequeno, quando voltava do trabalho, há sete anos

























O urubu vive em um sítio no povoado Rio Fundo, a 23 km do município de Estância

























Para o dono, o animal é um típico leão-de-chácara










Redação Terra





http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2858271-EI1141,00-Urubu+de+estimacao+que+vai+a+missa+vira+celebridade.html









Brasil / bichos





30/05/2008 - 07h58




Produtor rural diz que urubu de estimação paga suas contas



Loira recebe convites para participar de eventos de vôo livre pelo país.




Dono cobra cachê de R$ 1,2 mil para urubu marcar presença.




GLAUCO ARAÚJO



Do G1, em São Paulo



O produtor rural Célio Luiz da Silva, 38 anos, tem um urubu fêmea de estimação há quase cinco anos em Cambuí (MG). Segundo ele, a melhor amiga, batizada de Loira, é quem paga suas contas nos últimos meses.


"Ela é muito requisitada para participar de eventos, principalmente de vôo livre. Por causa disso, o cachê dela não é barato e isso está pagando as contas de minha casa. Até nisso ela ajuda", disse Celinho D'urubu, como o produtor rural é conhecido.


Ele é praticante de vôo livre e sempre leva Loira para voar junto. "Para ela participar de um evento, o cachê é de R$ 1,2 mil para três dias, mais custos de transporte e hospedagem", afirmou Celinho.


O produtor rural disse que Loira ajuda a melhorar o rendimento dos praticantes de vôo livre. "Por sempre buscar as térmicas (ar quente que leva o voador para cima) para voar, ela indica para os praticantes do esporte onde é melhor se posicionar para mantermos a altitude", disse Celinho.





Hospedagem





Como está sempre viajando com a Loira, Celinho disse que não tem problemas para garantir lugar no quarto de hotel. "É uma festa. Todo mundo quer tirar uma foto com ela. Nunca tive problemas para hospedá-la junto comigo no mesmo quarto. Durmo na cama e ela fica no box do banheiro."





Só na picanha





Loira se alimenta de carne fresca. "Todo mundo pensa que urubu só come carniça. A loira, não. Se deixar, ela come até picanha. Quando ela está nos eventos, os organizadores sempre deixam um bife de picanha especial para ela."

Apesar do bom gosto gastronômico, Loira costuma ter recaídas. "Ela também adora comer crânio de porco, mas é crânio fresco que vou buscar no açougue. A cabeça do animal é limpa só para ela comer. Tem vezes que ela até dorme com a cabeça do porco", disse o produtor rural.

No dia-a-dia, Loira se alimenta de 50 gramas de carne moída. "Isso é suficiente para ela ficar alimentada por três dias", explicou Celinho. "Quando ela faz aniversário, o pessoal faz questão de fazer festa para ela. Tem até bolo de carne moída e bolo de costela."




Maracanã




Torcedor do Flamengo (time cujo mascote é o urubu), Celinho sonha levar Loira para um sobrevôo no gramado do Maracanã antes de uma partida do time carioca. "Eu desceria de parapente e ela viria ao meu lado. Seria a realização da minha vida."
Ele disse que o único medo é de Loira pousar na torcida adversária. "Ela é muito inocente e tenho medo de ela ir bem na torcida do outro time e sofrer alguma agressão. O ideal seria fazer o vôo em um jogo amistoso", afirmou Celinho.



FOTOS: Célio Luiz da Silva/Arquivo Pessoal



















Loira está ao lado de Célio em todos os lugares.





















Urubu Loira se admira em frente ao espelho.


























Loira acompanha Celinho em hotéis durante as viagens.










http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL583016-5598,00-PRODUTOR+RURAL+DIZ+QUE+URUBU+DE+ESTIMACAO+PAGA+SUAS+CONTAS.html









Nenhum comentário: