sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Beija-Flores

são paulo / bichos


26/12/08 - 07h11 - Atualizado em 26/12/08 - 08h26


Beija-flor faz ninho em carro e família deixa de usar veículo


Família de Ribeirão Preto vai esperar filhotes nascerem.


Para eles, pássaros são presente de Natal.



Do G1, com informações do Bom Dia São Paulo




Uma família de Ribeirão Preto, a 313 quilômetros de São Paulo, vai passar alguns dias sem usar o carro não por algum problema mecânico, mas porque eles não querem espantar um beija-flor que fez o ninho debaixo do automóvel.


O cabo condutor dos fios elétricos do veículo virou suporte para um ninho de beija-flor. O funcionário público Valdir Alves de Sousa conta que só percebeu o ninho porque viu a mãe voar para debaixo do carro várias vezes.


Agora decidiu deixar o automóvel parado enquanto os filhotes não saírem voando. Por enquanto, eles ainda são dois ovinhos. A mãe beija-flor escolheu bem o lugar do ninho: é escuro, não toma chuva nem sol.

A mulher de Valdir, a técnica de enfermagem Paula Tinoco Alves de Sousa, diz que está feliz com a chegada do beija-flor e de seus filhotes.




http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL935603-5605,00-BEIJAFLOR+FAZ+NINHO+EM+CARRO+E+FAMILIA+DEIXA+DE+USAR+VEICULO.html










Feirante domestica beija-flor no Pará


Segundo Marilson Andrade, trabalho comecou há cerca de 30 dias em Santarém.


Para chamar a ave, ele bate a colher no copo com água e açúcar.

Do G1, em São Paulo, com informações da TV Tapajós


O feirante Marilson Andrade domesticou um beija-flor que sempre visitava o quintal de sua casa, na periferia de Santarém (PA). Segundo ele, o trabalho comecou há cerca de 30 dias.

Ele afirmou que usa uma estratégia simples para chamar a atenção do beija-flor. Basta um copo com água e açúcar e uma colher. Segundo Andrade, a mistura é o alimento preferido da ave.

A amizade entre o feirante e "Flor" não demorou a acontecer. "Eu a peguei e trouxe pra casa. Cuidei e comecei a ensiná-la. Quando eu vi que ela já estava madura, que tinha aprendido, decidi soltá-la. Agora, é só bater no copo que ela vem até a gente", disse Andrade.

A pequena ave foi adotada por toda a família e agora é o mascote da casa. Segundo Laís, filha do feirante o beija-flor não fica muito tempo em casa, mas sempre dá uma voltinha pelo pátio.

A família montou um cantinho especial na casa para "Flor", uma gaiola que fica dentro do quarto do casal e recebe tratamento diferenciado segundo a mulher do feirante. "Se a gente acender a luz do quarto, ela acorda e fica piando até a gente dar água", disse Joelma Sousa.




(Foto: Reprodução/TV Globo)



















Feirante consegue domesticar beija-flor no Pará.







http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL652808-5598,00-FEIRANTE+DOMESTICA+BEIJAFLOR+NO+PARA.html








Redação Terra


Nenhum comentário: