quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Tragédia E Solidariedade Em SC

27/11/2008 - 16h18


Arrastado pela correnteza, cão é salvo por bombeiros em SC


da Folha Online



A chuva já matou 99 pessoas e deixou 19 desaparecidos em Santa Catarina.


Leia cobertura completa sobre a chuva em Santa Catarina.




Gaspar, uma das cidades catarinenses em que foi decretada situação de calamidade, registrou cenas que mostram outras vítimas dessa tragédia: os animais.

Na zona rural, um tamanduá-mirim foi encontrado morto na tarde de ontem (26). O animal parecia ter sido arrastado pela água.

Durante uma missão de resgate dos bombeiros do Paraná no município, uma outra história teve final feliz. Um dachshund - também conhecido no Brasil como salsicha ou cofap - foi salvo pelo Corpo de Bombeiros paranaense.

Fiel ao dono, que atravessou a correnteza, o cachorro tentou seguí-lo e foi arrastado pelas águas por cerca de 30 metros. Ficou preso sob os escombros de uma ponte.

"Um aspirante do Corpo de Bombeiros não pensou duas vezes e foi resgatá-lo", conta o fotógrafo João Carlos Frigério.

Na mesma localidade, onde 25 pessoas que estavam isoladas foram transportadas para casas de parentes, outro cão abandonado foi resgatado na beira de um rio e levado para uma comunidade vizinha.






FOTO: João Carlos Frigério/Leitor






















Aspirante do Corpo de Bombeiros do Paraná resgata cão salsicha que havia sido arrastado pela correnteza na cidade de Gaspar




http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u472440.shtml









27/11/2008 - 12h14


Tamanduá morre em região alagada de SC; animais buscam refúgios


da Folha Online



A chuva já matou 97 pessoas e deixou 19 desaparecidos em Santa Catarina. Oito cidades estão isoladas e mais de 100 mil pessoas permanecem ilhadas no Estado.

Leia cobertura completa sobre a chuva em Santa Catarina.


Em Gaspar, uma das dez cidades em que foi decretada situação de calamidade, os animais também são vítimas da chuva. Na zona rural, um tamanduá-mirim foi encontrado morto na tarde de ontem (26). O animal parecia ter sido arrastado pela água.

Segundo o leitor Fernando André Schmitt, 21, que registrou a imagem, os bichos da região estão procurando refúgios para escapar das águas. Ele vive em Blumenau e foi a Gaspar verificar como está sua avó, Carmen, 69, que mora sozinha.

"É muito difícil chegar de carro", diz Schmitt. "A região foi muito atingida."

Além de diversos gatos, o gado de um vizinho também migrou para a propriedade da família. "Os bois conseguiram subir o morro e estouraram a cerca", relata.

A Defesa Civil está alertando os moradores para o risco de animais peçonhentos, que abandonaram suas tocas devido às águas.






FOTO: Fernando André Schmitt/ Arquivo Pessoal



















Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla)foi encontrado morto em Gaspar, um dos municípios em estado de calamidade em SC





http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u472321.shtml







29/11/2008 - 20h03


ONGs enviam alimentos para animais de Itajaí (SC)


colaboração para a Folha Online



A Prefeitura de Itajaí (SC) registrou hoje a doação de 2.500 quilos de ração animal. Os produtos foram enviados por ONGs (organizações não governamentais) de todo o país, principalmente dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.


De acordo com dados da Defesa Civil, os alimentos estão sendo doados diretamente para a população mais afetada pelas enchentes.


Leia cobertura completa sobre a chuva em Santa Catarina



http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2008/chuvaemsantacatarina/




A Aipra (Associação Itajaiense de Proteção aos Animais) contabiliza que cerca de 700 a mil cães, gatos e cavalos tenham morrido em Itajaí.


A Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrário de Santa Catarina) alertam a população a enterrar os animais em vez de não jogá-los em rios em valas. A medida é para evitar um surto de contaminação.


Quem tiver ração para animais domesticados pode encaminhar para o Centreventos Itajaí, ou entrar em contato com a Aipra pelos telefones: 0/xx/47 9928-2222/9919-4769.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u473287.shtml






01/12/2008 - 22h33


Mais de 700 animais domésticos morreram em Itajaí (SC)




BRENO COSTA


da Agência Folha



A aposentada Marli Duarte, 67, pensou que voltaria no mais tardar em três horas quando saiu da casa que dividia há seis anos com o yorkshire Tom, próximo às margens do rio Itajaí-Mirim, em Itajaí. Deixou o cachorro em cima da cama do quarto e saiu para a casa de uma comadre a três quarteirões dali. "A água estava na minha canela. Não vou me perdoar. Poderia ter levado ele [Tom] comigo", diz Marli. Tom morreu afogado, com a subida da água.


O caso dele não foi isolado em meio à tragédia que vitimou ao menos 116 pessoas em Santa Catarina durante as últimas semanas. Ainda não há números oficiais de centros de controle de zoonoses dos municípios mais afetados.

O presidente da Aipra (Associação Itajiense de Proteção aos Animais), Roberto Pereira, contudo, diz não ter dúvidas de que pelo menos 700 animais domésticos morreram, só em Itajaí, em decorrência das chuvas. A maioria, diz, eram cães.

"Eu vi mais de 200 animais mortos na cidade, entre cães, gatos, cavalos e bois. As pessoas abandonaram os animais. Na pressa em sair de casa, deixaram os cachorros presos em correntes, ou trancados dentro de casa", diz Pereira.

Para ajudar a cuidar dos que se salvaram das enxurradas e inundações, pelo menos quatro entidades de defesa dos animais, de Blumenau, Itajaí, Itapema e Joinville, divulgaram contas-correntes para receber doações para compra de rações para os animais.

A Coordenadoria do Bem-estar Animal de Florianópolis, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, começou uma campanha de arrecadação na tarde de sexta-feira (28). Em três horas, informou ter conseguido 300 quilos de ração. Uma fábrica de ração de Penha, município vizinho a Itajaí, doou 1,25 toneladas durante a semana passada.

O voluntariado pró-animais já era coisa normal para a comerciante Suraia Sehn, 49, de Itajaí. Ela vive com 13 vira-latas em casa. Com a chuva, conta, teve que sair e colocou cinco em cima de um guarda-roupa, outros cinco em cima de outro armário e mais três sobre o armário da cozinha.

"Durante cinco dias, eles ficaram lá. Eu saía de barco da casa da minha amiga, onde estava abrigada, e levava comida para eles. Salvei todos."



http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u473945.shtml






08/12/2008 - 12h40

Animais sobreviventes em SC ganham ajuda de entidades


FLÁVIA GIANINI


da Revista da Folha



Durante 11 dias, um grupo percorreu a região de Itajaí, a mais afetada pelas chuvas em Santa Catarina, atrás de animais. Era uma caçada do bem. Na peregrinação, conseguiram salvar 80 bichos. Todos eles estavam muito assustados. Alguns, presos em quintais de casas abandonadas. Outros, sobre telhados e carros. A maioria passava frio, fome e sede. Houve casos de cães afundados no meio da lama.


Leia cobertura completa sobre a chuva em Santa Catarina


Eles foram alojados no canil da ONG Viva Bicho, que já soma um total de 650 animais. Para complicar a situação, a sede da entidade corre sério risco de desabar. "Isso parece um pesadelo", desabafa Bianca Jung, 26, secretária da organização.


Vítimas silenciosas da tragédia, cerca de 26 mil animais domésticos foram afetados pelas enchentes, estima a Rede Catarinense de Solidariedade aos Animais (Resa). Analista de ações para catástrofes, o veterinário Werner Payne, da ONG Veterinários Sem Fronteiras, sobrevoou com a Defesa Civil a zona interditada do complexo do Baú, a mais atingida por desmoronamentos.


Cem mil animais, entre aves, porcos e bois, continuam presos na região, segundo estimativa do especialista. Muitos morreram afogados e soterrados.


"A água baixou e agora é possível ver os corpos jogados. Há ainda centenas deles vagando pelas ruas, famintos e com sede", conta Halem Nery, 61, coordenador da Resa e secretário do Instituto Ambiental Ecosul. Existem bichos presos em casas vazias. Outros estão ilhados em árvores, sem poder se mexer ou se alimentar.


Em meio à tristeza, às mortes e ao sofrimento, a solidariedade promove a esperança. Entidades de defesa de São Paulo começam a organizar campanhas para ajudar os animais em Santa Catarina.


Para conseguir salvar a vida dos animais abandonados, as entidades contam agora com mais um capítulo da solidariedade humana.


O que doar

Água potável

Caixa de transporte

Casinha

Coleira

Material de higiene

Ração

Remédios (antibióticos, sarnicidas e anestésicos)

Utensílios médicos (máscaras, luvas, seringas e agulhas)

Vacinas



Onde

Casa do Consolador (www.casadoconsolador.com.br). Rua Guapiaçu, 75



Pet Center Marginal (www.petcentermarginal.com.br). Av. Presidente Castelo Branco (marginal Tietê), 1.795, tel. 0/xx/11 2797-7400



Posto de Coleta. Av. Marechal Mario Guedes, 301, Jaguaré, tel. 0/xx/11 3768-1977



http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u476585.shtml

Nenhum comentário: