sábado, 27 de dezembro de 2008

Gaviões

São paulo / Animais


18/09/08 - 10h19 - Atualizado em 18/09/08 - 11h30


Aposentado tem dois gaviões como 'cães de guarda' no interior de SP


Kiro e Xereta foram abandonados por antigos donos.


Nelson de Freitas adotou bichos, que vivem no quintal.

Do G1, em São Paulo, com informações da TV Tem



O aposentado Nelson de Freitas, de 71 anos, morador de Itápolis, município a 353 km de São Paulo, tem dois gaviões no quintal que cumprem a função de “cães de guarda”. Os animais recepcionam os visitantes com sons agudos, mas o dono defende: "Eles são amorosos."

Pode até ser verdade, mas ninguém se arrisca a entrar sozinho na casa. "Bom, se for estranho, eles correm atrás mesmo. Um dia, o vizinho foi sair com o carro de meu filho, e os dois impediram. Subiram nele e ficaram gritando para chamar a gente. Mas, com o pessoal de casa, eles são bonzinhos", conta.

Nelson ganhou os dois gaviões já adultos. Um deles, o mais bravo, foi batizado de Kiro e está com o aposentado há 20 anos. "Ele já era grande. Mas o dono dele não quis mais cuidar e ele não sabe viver sozinho, tem problema na asa e morre se não tiver alguém para cuidar", justifica.

Já Xereta chegou à casa do aposentado há 13 anos. É ele quem corre ao portão primeiro quando alguém se aproxima. "A dona dele foi embora da cidade e o abandonou. Umas pessoas que sabiam do meu amor pelos animais o trouxeram para cá. Ele estava todo machucado. Também tem problema na asa e não voa alto, só dá pequenos vôos. Eu fiquei com pena e peguei para cuidar".

O aposentado conta que os dois vivem soltos no quintal, mas nunca tentaram ir embora. E, para o cardápio, são exigentes. "Antigamente eu dava coração e outros miúdos para eles comerem. Minha mulher acostumou mal os dois e agora só querem comer carne moída. Mas tem que ser carne boa", brinca. "E a carne não pode ter gordura, senão eles não comem".

Além da carne, os dois gostam de se alimentar de ovos, amendoim e até queijo. "Minha mulher acorda às 5h para fazer a marmita para meus filhos e quando ela abre a porta, lá estão eles, esperando a comida".





http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL763986-5605,00-APOSENTADO+TEM+DOIS+GAVIOES+COMO+CAES+DE+GUARDA+NO+INTERIOR+DE+SP.html










Nenhum comentário: