sábado, 27 de dezembro de 2008

Macacos

CAFUNÉ (QUEM NÂO GOSTA?)




















Macaco-aranha usa mangueira de jardim para escapar de zôo

da Folha Online

Inteligente e ágil, um macaco-aranha pegou de surpresa os funcionários do zoológico Washington Park, na cidade de Michigan, nesta semana. Ele usou uma mangueira de jardim para fugir.

O macaco aproveitou uma brecha na segurança do zôo. O fosso foi esvaziado para limpeza e, num descuido dos funcionários, o animal se agarrou à mangueira que estava pendurada e a utilizou para escalar o muro.

Após subir no teto da estação de tratamento de água do local, o macaco foi para a marina que fica ao lado do zoológico. Pulando de barco em barco, ele deu trabalho para ser recapturado - o que só ocorreu após uma hora.

Este e outro macaco-aranha chegaram ao zôo há pouco tempo.




http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u412216.shtml







30/01/2009 - 15h49


Macaco resiste a demolição de templo na Índia


da BBC Brasil



Um macaco está tentando impedir que um pequeno santuário em homenagem ao Deus hindu Hanuman seja demolido na Índia.


As autoridades da região de Kolar querem ampliar uma rodovia, o que exigiria que o santuário fosse destruído. Mas o primata se recusa a deixar qualquer funcionário envolvido no projeto de se aproximar do templo.


Moradores do local afirmam que o animal tentou espantar com gritos um funcionário que se aproximou do templo, mas foi ignorado por ela. Então o macaco teria atacado essa pessoa.


A notícia sobre a resistência do primata correu a região e atraiu centenas de fiéis, que trazem oferendas - acreditando que o primata é uma encarnação do deus Hanuman.


Na Índia, é comum ver macacos próximos a templos, já que fiéis e sacerdotes costumam tratá-los bem e alimentá-los.


O impasse ainda não tem solução à vista.



FOTO: Reprodução





















Na Índia, é comum ver macacos próximos a templos religiosos, já que fiéis e sacerdotes costumam tratá-los bem e alimentá-los




Veja o vídeo




http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u496452.shtml









13/06/2008 - 08h33


Macaco-prego entende valor do dinheiro


RICARDO BONALUME NETO


da Folha de S.Paulo



Mesmo separado do homem por 35 milhões de anos de evolução biológica, o macaco-prego demonstrou em experimentos na Itália possuir uma capacidade demasiado humana: o bicho entendeu o valor simbólico do "dinheiro". Foi a primeira evidência clara de que macacos também conseguem raciocinar com símbolos.


A equipe de cinco pesquisadores da Itália e dos EUA testou cinco desses pequenos macacos brasileiros com opções de comida e de objetos usados para simbolizá-la, que serviam como uma espécie de "dinheiro" que os animais podiam trocar por um lanche.


O ser humano já foi definido como a "espécie simbólica", dizem os autores do estudo, liderado por Elisa Addessi e Elisabetta Visalberghi, do Instituto de Ciências e Tecnologias Cognitivas, de Roma.


A compreensão de símbolos "transformou drasticamente nossos ancestrais hominídeos ao longo da evolução", escreveram os cientistas em artigo na revista "PLoS One" (www.plosone.org). A capacidade culminou numa linguagem complexa que auxilia acumulação e transmissão de cultura entre gerações.


O aprendizado de símbolos já foi observado antes em experimentos com chimpanzés, "parentes" mais próximos do ser humano. Mas que isso fosse possível com animais bem mais distantes evolutivamente, como o macaco-prego (nome científico Cebus apella), foi a grande surpresa agora.


Cinco macacos foram testados em gaiolas nas quais tinham a possibilidade de puxar uma entre duas gavetas com comida ou com o "dinheiro" --objetos não-comestíveis, como fichas de pôquer, que as representassem.


Os macacos já tinham previamente aprendido a trocar o "dinheiro" por comida; agora o objetivo era testar se isso derivava de um mero condicionamento ou se de fato raciocinavam usando o objeto como símbolo da comida.


Primeiro, os pesquisadores testaram suas preferências entre três tipos de alimentos, ordenados como "A", "B" e "C".


A idéia era checar um importante traço do processo de decisão, a chamada "transitividade": se prefiro comer "A" a comer "B", e prefiro "B" a "C", certamente vou preferir "A" em relação a "C". Depois, os macacos eram testados com quantidades diferentes tanto de comida quanto de objetos.


Os resultados mostraram que os macacos-pregos de fato se comportavam de acordo com a transitividade. Fosse com a comida, fosse com o "dinheiro", eles preferiam "A" a "B", "B" a "C" e "A" a "C".



Simbólico e concreto



"É um resultado muito interessante", afirma o pesquisador brasileiro Eduardo Ottoni, do Instituto de Psicologia da USP, comentando o estudo. Ottoni colabora com os italianos em pesquisas de campo com macacos-pregos no Piauí.


"Ainda que com algum viés ou dificuldade, os macacos conseguiram lidar com o problema simbólico de maneira comparável à maneira com que lidaram com o problema concreto - o ranking qualitativo de preferências e a transitividade se mantém", diz Ottoni.


Ou, nas palavras dos autores, "no geral, os resultados sugerem que os macacos-pregos usam mecanismos cognitivos similares quando avaliam opções em ambos os contextos, real e simbólico".




FOTO: Divulgação



















Experimento com macacos que envolvia escolha entre alimento e fichas de pôquer mostrou que primata raciocina usando símbolos



http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u411970.shtml









10/06/2008 - 12h11


Macacos são flagrados pescando e surpreendem pesquisadores


da Associated Press, em Bancoc




Esperto, o macaco-caranguejeiro (Macaca fascicularis) é famoso por saber onde encontrar comida. Agora, pesquisadores afirmam ter descoberto grupos dessa espécie na Indonésia que pescam.


Em oito anos, grupos foram observados em quatro ocasiões pegando pequenos peixes com as mãos e comendo-os às margens de rios no leste de Kalimantan e ao norte de Sumatra, segundo as entidades The Nature Conservancy e Great Ape Trust.


Esses macacos já haviam sido vistos comento frutas e caçando caranguejos e insetos, mas os registros da alimentação com peixes era até então inédito. O comportamento foi descrito como "raro e isolado".


"É animador, depois de tanto tempo, ver um novo comportamento", diz Erik Meijaard, um dos autores do estudo que foi publicado no "International Journal of Primatology". "É uma indicação de quão pouco sabemos sobre a espécie."


Meijaard, conselheiro da entidade The Nature Conservancy, afirma que ainda não está claro o motivo que levou os animais a pescar. Porém, pode tratar-se de algo que os pesquisadores conhecem bem: a habilidade de adaptação à mudança do ambiente e das fontes de alimentos.


"Esta é uma espécie sobrevivente, que tem conhecimento para enfrentar dificuldades", considera Meijaard. "Esse comportamento pode simbolizar a flexibilidade ecológica."






FOTO: Mel White/AP

























Macaco-caranguejeiro (Macaca fascicularis) surpreendeu pesquisadores ao mostrar seus dotes de pescador na Indonésia







http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u410777.shtml









28/08/2007 - 10h36


Macacos também usam "fala de bebê" com seus filhotes


da Folha Online




Comunicar-se como uma criança diante de um bebê é um comportamento mais universal do que se pensa. Além de ser identificada em diversas partes do mundo entre humanos com os mais diferentes idiomas e dialetos, indícios dessa prática foram notados entre macacos.


Um estudo da edição de setembro do jornal "Ethology" sugere que os macacos rhesus adultos também alteram seu modo de se comunicar quando se dirigem aos filhotes.


A pesquisa mostra que as fêmeas adotam o "baby talk" (fala de bebê), como o comportamento é conhecido internacionalmente, quando querem chamar a atenção de seus filhos.


"Esse tipo de fala é mais alto e cantado", diz Dario Maestripieri, autor do estudo, da Universidade de Chicago. "Isso pode ter origens biológicas", completa ele, citado pelo site da LiveScience.


A "fala de bebê" é mais do que apenas fazer barulhinhos para um rostinho lindo e gorducho. As mães usam diferentes tons de voz, volume e cadência. Assim, uma palavra pode ter vários significados para a criança, de acordo com a forma como é dita.




FOTO: Divulgação





















Macacos rhesus também adotam a fala de bebê para chamar a atenção de seus filhotes





http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u323619.shtml









04/06/2007 - 13h16



Macacos raciocinam em razão de probabilidade de sucesso, diz estudo




da Efe, em Londres







Uma equipe americana de cientistas descobriu que não são apenas os humanos que pensam em alternativas em razão das probabilidades de sucesso. Os macacos também são capazes de tomar decisões em razão do que eles calculam que ajudará a obter uma recompensa maior.


Publicado pela revista científica britânica "Nature", o estudo demonstra que os neurônios do lóbulo parietal do cérebro dos primatas também realizam os processos relacionados à tomada de decisões baseadas em suas probabilidades de êxito.


Liderado pelos professores Tianming Yang e Michael Shadlen, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, a equipe de pesquisadores treinou dois macacos rhesus para que optassem entre um par de objetos coloridos.


Antes, mostraram aos primatas de forma seqüencial quatro figuras - cada uma levava a um índice maior ou menor de probabilidade de recompensa. Os macacos aprenderam a usar a informação probabilística a partir das diferentes combinações dessas figuras e a raciocinar em cima de qual delas traria maior chance de sucesso.


Tomar decisões é um processo complicado que geralmente se baseia em mais de uma evidência. O cérebro precisa combinar todas as opções para maximizar as probabilidades de sucesso.


Ao escanear uma área do córtex cerebral dos primatas, os cientistas demonstraram que os neurônios dessa região fizeram um cálculo básico de probabilidades antes de o animal escolher a opção mais promissora.


Segundo os autores, os macacos têm capacidades, embora em estágio primitivo, de dedução probabilística, faculdade que também é encontrada nos humanos, e que se baseia na extração e combinação de uma série de símbolos visuais.




FOTO: Patrícia Santos/Folha Imagem


























Macaco rhesus foi utilizado em estudo da Universidade de Washington, nos EUA





http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u301887.shtml









Planeta Bizarro

09/05/09 - 11h00 - Atualizado em 09/05/09 - 11h00

Orangotango de zoológico alemão grava primeiro CD

Assobios de Ujian entraram com elementos de fundos das canções.

Orangotango aparentemente aprendeu a assobiar no ano passado.

Do G1, em São Paulo


O orangotango Ujian, de 14 anos, do zoológico de Heidelberg (Alemanha), tem atraído atenção dos visitantes após aprender assobiar. O sucesso fez com que o animal gravasse seu primeiro CD, segundo reportagem da revista alemã "Der Spiegel".

O CD chamado "Ich bin Ujian" ( "Eu sou Ujian") estará à venda no jardim zoológico a partir de junho. O objetivo é arrecadar fundos para ampliar e reformar o recinto onde o orangotango vive no zoo de Heidelberg.

Os assobios de Ujian entraram com elementos de fundos das canções cantadas por Tobias Kämmerer. O músico Christian Wolf, que foi um dos produtores das canções, ficou espantando quando ouviu o orangotango assobiar durante uma visita ao zoológico com seu filho.

Ele voltou com um dispositivo de gravação digital. Com a ajuda de Bernd Kowalsky, que é o responsável pelos símios do zoológico, ele registrou cinco horas de áudio, suficiente para produzir o CD. Ujian aparentemente aprendeu a assobiar no ano passado.



FOTO: Reprodução/Der Spiegel
























Orangotango Ujian tem atraído atenção dos visitantes após aprender assobiar.



http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1114441-6091,00-ORANGOTANGO+DE+ZOOLOGICO+ALEMAO+GRAVA+PRIMEIRO+CD.html

Nenhum comentário: