sábado, 27 de dezembro de 2008

Perus

Perus no cio atacam carteiros nos EUA

Aves avançam com esporas afiadas; carteiros revidam com pistolas d'água e varas.
Especialista acha que as cores do correio deixam os perus malucos.

Da Associated Press

Pior que a chuva, mais implacável que a neve, mais feroz que os cães. A verdadeira ameaça para os carteiros da região do Owen Conservation Park, em Madison (Estados Unidos), são os perus selvagens.

Mara Wilhite, gerente do posto de correio local, disse que esperava encontrar todo tipo de desafios quando foi trabalhar nos correios dos Estados Unidos. Ela só não contava com o ataque de perus ensandecidos. "Quando você pensa que já viu de tudo...", diz ela.

Cerca de dez perus avançam nos carteiros em serviço. Os mais violentos desferem golpes com suas afiadas esporas. Um deles chegou a entrar pela porta do veículo de entregas e feriu o motorista.

Cansada de apanhar, Mara pediu ajuda a Eric Lobner, supervisor do programa regional de vida selvagem do Departamento Estadual de Recursos Naturais. Lobner disse que esse comportamento está associado à época de reprodução dos perus, que vai até o meio de maio.


Sexo em cores


A cor tem um papel importante na reprodução dos perus, explicou ele. Durante a época do acasalamento, a cor da cabeça do peru muda de um tom de azulado para vermelho ou branco. Lobner especula que os perus podem sentir atração pelo caminhão vermelho, branco e azul dos carteiros.

Outra explicação é que moradores da vizinhança do parque podem estar alimentando os perus, o que os deixa com menos medo dos humanos. Serão distribuídos panfletos pedindo que as pessoas não façam isso.

Os entregadores começaram a trabalhar armados com pistolas de água. A tática funcionou durante algum tempo, mas os perus já se acostumaram com os banhos. Alguns carteiros estão usando varas compridas para afastar as aves. Uma nova reunião entre Mara e Lobner está marcada para a próxima semana para a discussão de novas soluções.




http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL396297-6091,00.html













Nenhum comentário: