quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Alerta

UOL Ciência E Saúde

17/01/2012 - 08h09

Raiva reaparece na capital paulista após 28 anos

Agência Estado

Em São Paulo



Um gato morreu vítima de raiva em Moema, na zona sul de São Paulo, logo após a cidade enfrentar um ano de suspensão da campanha de vacinação antirrábica. A cidade não apresentava casos da doença em animais domésticos desde 1983. No Estado, a última ocorrência foi em 2001. Se transmitida ao homem, a patologia quase sempre leva à morte.

O animal morreu em outubro, mas o caso só veio à tona agora, quando ficaram prontos os resultados de testes feitos pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

A suspeita inicial era de que a gata tivesse morrido por envenenamento, como outros na região. “Tive cinco gatos que morreram por causa de chumbinho que jogaram no quintal. Achei que era mais um caso, mas eu a levei para a USP para analisarem o que a matou”, conta a dona do felino, a artesã Izabel Bonifácio da Cruz, 50 anos.

O bicho havia morrido em outubro, mas a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) do Município de São Paulo foram comunicadas apenas em dezembro.

A demora na notificação teria sido atribuída a uma confusão em diagnosticar a causa da morte do animal.

Nenhum comentário: