quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Terapia Boa

11/11/2011 - 18h02

Bombeiros de Uberaba (MG) criam galinhas no quartel para reduzir estresse na corporação

Renata Tavares

Especial para o UOL

Em Uberlândia (MG)




Em Uberaba (477 km de Belo Horizonte), os soldados do Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros receberam a companhia de 40 galinhas. O galinheiro de 12 metros quadrados foi construído há cinco meses com a ideia de ajudar a exterminar as pragas e animais peçonhentos que saíam do cemitério de Uberaba, localizado ao lado do prédio. “Não podemos usar muitos produtos químicos porque temos um canil e pode contaminar os cães. Fizemos várias tentativas e nada deu certo”, disse o capitão da corporação Ricardo Marisguia.

Porém, de uns tempos para cá, além dessa função, conforme o capitão, as aves têm sido usadas para reduzir o estresse da corporação. “O dia a dia é muito corrido e estressante. É como se fosse uma terapia. Desde a criação, nós tivemos um retorno positivo”, disse. O galinheiro foi construído com material usado e doado. “Nós fazemos a manutenção com o dinheiro que arrecadamos dos materiais recicláveis que juntamos em casa e vendemos. Não teve custo para o Estado”, disse.

Outro lado positivo, segundo o capitão, é ter a galinhada, prato típico mineiro feito com arroz e galinha caipira, garantida em alguns fins de semana. “A equipe interage mais, tanto fazendo o cuidado com os animais quanto no almoço. Nós mesmos preparamos, nos reunimos e comemos”, disse.


Uberlândia


Já em Uberlândia, localizada a 100 quilômetros de Uberaba, o pátio da penitenciária Professor Pimenta da Veiga está mais movimentado. São patos, coelhos, cachorros, gatos e até um pavão. Todos eles, segundo o coronel Flávio Lobato, foram levados por funcionários e familiares dos detentos. A intenção, segundo ele, é auxiliar na resocialização dos presos e reduzir o clima tenso. “O local é pesado, e a presença dos animais tem ajudado nesse sentido”, disse.

De acordo com o psiquiatra Alfredo Demétrio Jorge Neto, o uso do animal é importante e melhora o convívio das pessoas, mas ressalta que não é qualquer animal. “Em tese o animal pode ajudar em todas as esferas, desde que estabeleça uma relação de cuidado, porque ele depende da pessoa e do cuidado dela”, disse.


http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/11/11/bombeiros-de-uberaba-mg-criam-galinhas-no-quartel-para-reduzir-estresse-na-corporacao.jhtm

Nenhum comentário: