segunda-feira, 21 de março de 2011

Piranhas

Cotidiano

21/03/2011 - 20h54

Aumentam os ataques de piranhas em Palmas (TO)

NATÁLIA CANCIAN

DE SÃO PAULO


Desde o início do ano, os ataques de piranhas estão mais frequentes nas praias artificiais de Palmas, capital do Tocantins. Os bombeiros atenderam 58 ocorrências no período - 31 só no Carnaval.

O problema é a falta de telas de contenção em algumas dessas praias, criadas com o represamento das águas do rio Tocantins pela usina hidrelétrica de Lajeado.
Preocupado com o alto índice de "mordidas", o Ministério Público Estadual deu 60 dias para a prefeitura instalar as telas na praia do Caju, uma das mais movimentadas da capital, sob pena de interdição do local.

Além das telas, o MP pede a instalação de placas informativas e mais fiscalização, para que comerciantes não coloquem mesas dentro da água. O objetivo é evitar que a comida atraia os peixes.

A pequena Isabela Rocha de Sousa, 8, levou um susto quando subiu na boia e viu o pé sangrando. "Na hora [da mordida] ela nem sentiu", conta a mãe, Lilian. Elas foram às quatro praias da capital no Carnaval, mas só na do Caju tiveram problema.

Segundo o comandante do grupamento fluvial dos bombeiros, Marcelo Marinho, os ataques deste ano já superam os de julho do ano passado, na alta temporada. As crianças são as principais vítimas --nos adultos, os ferimentos são leves.

Marinho diz que os peixes mordem as extremidades do corpo, como as pontas dos dedos e dos pés. "Nisso leva um pedacinho do dedo. Se é criança, pode até decepar o dedinho", afirma.

O pesquisador do núcleo de estudos ambientais da Universidade Federal de Tocantins, Carlos Sérgio Agostinho, diz que o ataque de piranhas é uma forma de os peixes se defenderem de um possível predador.

A Secretaria de Turismo de Palmas diz que as obras de infraestrutura ainda não terminaram na praia do Caju.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/892045-aumentam-os-ataques-de-piranhas-em-palmas-to.shtml

Nenhum comentário: