quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Perigosas

UOL

Cotidiano


25/02/2012 - 12h36

Abelhas africanizadas assustam moradores do interior de SP


JULIANA COISSI

DE RIBEIRÃO PRETO



Um enxame de abelhas instalado dentro de um poste de iluminação tem preocupado moradores de Cajuru - cidade da região de Ribeirão Preto (SP) com pouco mais de 23 mil habitantes.

Segundo eles, já houve três ataques dos insetos a pessoas que passam pelo local e até casos de que motociclistas que caíram na rua após receberem picadas.


São pelo menos 30 mil abelhas, do tipo africanizada, que estão no poste, de acordo com o técnico em apicultura Pedro de Assis Caetano.

Segundo ele, barulho excessivo, perfume e calor podem irritar os insetos, o que pode provocar mais ataques aos moradores.

Para Caetano, há risco de motoristas assustados causarem acidentes. No caso de pessoas alérgicas, os ataques podem até matar, se não forem socorridas a tempo.

A operadora de caixa Samira Vitorino, 20, afirmou já ter visto ao menos três pessoas serem picadas, sendo duas em uma moto.

"No mês passado, um motociclista que foi picado era alérgico. O rosto dele já estava começando a inchar quando ele foi levado para a Santa Casa [da cidade]", disse à Folha na tarde desta sexta-feira.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Orlando Tincani, disse nunca ter recebido queixas, mas afirmou que vai procurar o Ministério Público Estadual para orientação.

A CPFL Paulista informou que enviará à Promotoria instrução do Ibama para que a prefeitura faça a "remoção/controle" da colmeia. Não há risco de queda do poste.



FOTO: Silva Júnior/Folhapress

















Enxame de abelhas instaladas dentro de um poste da rede elétrica em Cajuru, interior de SP


http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/1053485-abelhas-africanizadas-assustam-moradores-do-interior-de-sp.shtml

Nenhum comentário: