sábado, 5 de outubro de 2013

Bênção Especial


G1 Distrito Federal

04/10/2013 21h44 - Atualizado em 04/10/2013 21h46

Igreja em Brasília faz missa com bênção especial para os animais

Donos puderam levar os bichos de estimação para a igreja nesta sexta.

Celebração é em louvor a São Francisco de Assis, padroeiro dos animais.


Do G1 DF




FOTO: Paulo Pimenta/G1

















Os cães Aya e Johnnie durante missa de São Francisco de Assis



As missas do Santuário São Francisco de Assis, na 915 Norte, em Brasília, tiveram novos fieis nesta sexta-feira (4). Em comemoração ao dia do santo considerado protetor dos animais e que dá nome à igreja, cães, gatos e pássaros foram levados pelos donos para receber uma bênção especial. Nem mesmo a chuva no final da tarde desanimou os devotos.

"É uma questão de fé e proteção. Eles [os animais] são membros da família e procuramos incluí-los em tudo. Hoje é um dia especial, é dia do protetor deles", disse Marco Antônio Ciciliati, 34 anos, dono de Pudim, um golden retrivier de dois anos.

Em meio às leituras bíblicas e o sermão do padre, latidos e confusões entre os animais podiam ser ouvidos pela comunidade. A advogada Ana Moreira, de 34 anos, levou a família de quatro cães da raça yorkshire pela primeira vez para ser abençoada. "São criaturas amadas por Deus e por isso são dignas de bênção", lembra.



FOTO: Paulo Pimenta/G1

















Lia Ferreira levou os passarinhos para receberem a bênção especial



Os canários Amy, Elius e Tinhal foram levados no banco de trás do carro em três gaiolas diferentes. Lia Ferreira disse não ficar desanimada com a chuva e que a fé e a credibilidade no santo a motivaram a participar da missa. “Eles fazem parte da minha vida e são complementos da família. Não é sacrifício nenhum. É muito importante tê-los e ter essa fé no santo.”

Enquanto a celebração acontecia, os cães Aya e Johnnie não latiram uma só vez. Pareciam estar atentos a tudo que acontecia em volta. "Tudo o que a gente quer é protegê-los", contou a dona, a educadora Denise Turati, de 37 anos.

Beatrice Akuamoan, de 35 anos, sempre levou os cachorros da mãe para a missa no dia de São Francisco, mas este ano foi o primeiro em que o chow chow, novo membro da família, participou da festa. Xico, com 3 anos, segue a devoção da dona. "Sou devota e como ele [São Francisco de Assis] é protetor dos animais, nada melhor que trazê-lo para receber a bênção", contou.



FOTO: Paulo Pimenta/G1

















Dom Valdir abençoa animais com água benta no final da celebração



No entanto, Dom Valdir, bispo auxiliar de Brasília, alerta: “A celebração é para as pessoas, que foram feitas à imagem e semelhança de Deus. Os animais compõem a realidade  a serviço da louvação de Deus.” Sobre o santo, Dom Valdir complementa: “Para a Igreja, a figura de São Francisco é ímpar. Ele nos recorda a harmonia na obra da criação.”

Ao fim da missa, o bispo abençoou os animais com água benta do lado de fora da igreja.


http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/10/igreja-em-brasilia-faz-missa-com-bencao-especial-para-os-animais.html




Nenhum comentário: