sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Trabalho Especializado

G1 Sorocaba e Jundiaí

08/02/2013 17h56 - Atualizado em 08/02/2013 18h02

Onça parda que invadiu loja passa por tratamento em Jundiaí, SP

Animal foi encontrado em uma revenda de veículos em Tambaú (SP).

ONG foi chamada por ser referência na captura de onças.


 Luana Eid

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Foto: Reprodução/EPTV


















Onça parda foi levada por ONG após ser encontrada em estacionamento de loja

A ONG Mata Ciliar de Jundiaí (SP) foi até a cidade de Tambaú (SP) para atender a um chamado especial, na tarde desta quinta-feira (7). Uma onça parda invadiu uma loja de carros da cidade e foi encontrada por um funcionário, que chamou o Corpo de Bombeiros.

(Leia a matéria em http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2013/02/apos-8h-onca-parda-que-invadiu-loja-de-carros-e-capturada-em-tambau-sp.html)

O animal passa agora por um tratamento, que deve durar cerca de 15 dias, na associação de Jundiaí, para então ser devolvida a natureza.

 A ONG de Jundiaí foi acionada por ser referência na captura de onças. A associação tem equipamentos necessários para realizar a operação com segurança, tanto para as pessoas, quanto para o animal. A onça, que estava escondida debaixo de carros, recebeu um tiro de tranquilizante para que pudesse ser capturada.

Durante a viagem para Tambaú – que durou cerca de três horas - a equipe da associação ambientalista deu as orientações para os bombeiros e para a Polícia Ambiental, para garantir a segurança do animal. Foi necessário apenas um disparo de tranquilizante para que a onça dormisse, em cerca de três minutos.

De acordo com a coordenadora de fauna da ONG, Cristina Harumi Adania, o animal estava debilitado, o que impossibilitou que ele fosse solto. “Ela [onça] estava muito magra, anêmica, com bicheira, carrapatos e com sinais de desidratação”, explica Cristina. Para ela, isso aponta as más condições do meio ambiente.

Cristina salienta que a onça parda é um animal de hábitos solitários, o que pode explicar a invasão em um centro urbano. “A fêmea da onça parda cria os filhotes, ensina a caçar e defender o território, e depois os expulsa, para que eles mesmos encontrem o território próprio. Durante essa busca, provavelmente, ela se perdeu”, analisa a coordenadora de fauna da ong.

No período de tratamento para a soltura, o contato com o ser humano durante esse período vai ser evitado. “Estamos estudando em qual local faremos a soltura, mas tudo indica que será em uma mata na região da cidade em que ela foi encontrada”, conclui Cristina.

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/02/onca-parda-que-invadiu-loja-passa-por-tratamento-em-jundiai-sp.html


Nenhum comentário: