sábado, 18 de agosto de 2012

Felicidade


Folha de São Paulo

Cotidiano

16/08/2012 - 15h39

Após espera de 4 anos e meio, jovem cego recebe cão-guia em SP

DE SÃO PAULO




Após uma longa espera, o analista de sistemas Gabriel D'Asti Ventura Vicalvi, 26, vai receber nesta sexta-feira (17) uma companheira que deve mudar sua vida. Foram quatro anos e meio até o jovem --cego devido a uma doença congênita-- receber Júlia, cão-guia da raça Golden Retriever.

"Eu estou muito ansioso, com o coração batendo mais forte. Ainda não sei como ela vai mudar minha vida, mas com certeza vou ter mais liberdade", afirmou o rapaz, que teve um almoço de comemoração nesta quinta-feira com os colegas de trabalho. "O pessoal está todo contente".


FOTO: Divulgação






















Cão-guia Júlia no aeroporto após vir do Rio de Janeiro para ser entregue ao novo dono em São Paulo



Gabriel é analista de sistemas do banco Itaú e está concluindo a faculdade na UniSantana, na zona norte de São Paulo. Ele conta que faz tudo de ônibus e de metrô, mas aponta que às vezes precisa da ajuda das pessoas para atravessar ruas movimentadas, desviar de orelhões, além de precisar dos funcionários do metrô nas plataformas.

O rapaz se cadastrou no Iris (Instituto de Responsabilidade e Inclusão Social), que tem uma parceria com o Instituto Cão Guia Brasil. Essa última foi responsável pelo treinamento do cachorro nos últimos 18 meses e pelas entrevistas que apontaram Gabriel como compatível ao cão.


"A gente faz uma seleção por compatibilidade, que inclui entrevista e análise de perfil até determinar quem vai receber um cão-guia. Nesse processo a gente analisa velocidade da pessoa, altura, perfil e personalidade", afirma o treinador George Thomaz Harrison, presidente do Cão Guia Brasil.

Após receber Júlia, que veio do Rio de Janeiro, Gabriel passará por quatro semanas de treinamento para aprender a lidar com o animal. "Seremos eu, ela e o treinador por um tempo. Ela vai me ajudar, mas eu também vou ter que ajuda-la. É como um filho. Vou ter a responsabilidades de cuidar, alimentar, levar ao banheiro", completou.

Harrison estima que haja em todo o país cerca de 12 mil pessoas aguardando um cão-guia. Apenas cadastrados no Instituto Cão Guia Brasil são 2.500. Além disso, ele aponta que existem apenas em torno de 80 cães-guias ajudando deficientes hoje.


(FERNANDA PEREIRA NEVES)



http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1138312-apos-espera-de-4-anos-e-meio-jovem-cego-recebe-cao-guia-em-sp.shtml

Nenhum comentário: