segunda-feira, 26 de março de 2012

Proteção

UOL Notícias

Ciência E Saúde

22/03/2012 - 11h13

Convenção quer proteger corais, golfinhos, tubarões e cavalos-marinhos

AFP

Em Genebra


A Cities, Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e da Flora Silvestres, pediu na última quarta-feira (21) que algumas espécies aquáticas, como corais, golfinhos, tubarões e cavalos-marinhos, sejam mais bem protegidas.

Em um comunicado, publicado após reunião do Comitê de Animais da Cities em Genebra, a secretaria da convenção informou que tratou sobretudo de casos das espécies aquáticas com 150 especialistas reunidos entre 15 e 20 de junho passados.

Estes especialistas recomendaram cotas de exportação "prudentes" para certas espécies, como os cavalos-marinhos do sudeste asiático, os mariscos do Pacífico e os esturjões do Mar Cáspio. Além disso, o comitê recomendou que as exportações de golfinhos que vivem nas Ilhas Salomão sejam restritas a 10 por ano.

O comitê examinou, ainda, o comércio de serpentes e de tartarugas na Ásia, o de répteis em Madagascar e o de escorpiões e pássaros africanos.

A este respeito, os especialistas manifestaram sua inquietação relativa ao comércio de alguns pássaros, como os grous-coroados nos países africanos. Entre 2000 e 2010, 1.300 grous foram vendidos.

Os especialistas adotaram recomendações para proteger a população de grupos em Guiné, Nigéria, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Uganda.

O Comitê de Animais da Cities é encarregado do aspecto técnico e científico para tentar garantir a sobrevivência de mais de 4.500 espécies de animais, entre elas os esturjões produtores de caviar e os répteis cuja pele serve para fabricar artigos de luxo.


http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/afp/2012/03/22/convencao-quer-proteger-corais-golfinhos-tubaroes-e-cavalos-marinhos.jhtm

Nenhum comentário: