sábado, 15 de janeiro de 2011

Fidelidade Inquestionável

ATT: Barrigada,no jargão jornalístico,é uma notícia falsa.



Portal Comunique-se


1° Caderno



Imprensa dá barrigada com história de cão que guardava túmulo da dona no RJ

Da Redação



A imprensa brasileira conseguiu comover a muitos com a história do cão Caramelo, que supostamente guardava o túmulo da dona após ela ter sido soterrada pelos deslizamentos de terra que atingiram a região Serrana do Rio de Janeiro na última semana. A história foi noticiada pelo G1, UOL, Folha.com, R7, Extra e virou até charge de Chico Caruso no jornal O Globo, entre outros. No entanto, segundo o Diário de Teresópolis, a história, repercutida até pela imprensa portuguesa, não passou de uma grande confusão.

De acordo com a reportagem, Caramelo realmente existe e perdeu seus donos na tragédia, mas não era ele que aparecia ao lado de um túmulo e sim, John, o cachorro de Rodolfo Júnior, voluntário que trabalha no cemitério Carlinda Berlim.

“Isso é coisa de repórter que precisava chegar com uma história diferente para apresentar ao chefe... o John é meu há mais de um ano quando fiquei com ele pra mim! O antigo dono foi para o Rio e deixou ele por aí... ele chamava o cachorrinho de Leão, mas eu prefiro John... ele tem cara de John, afirmou Junior ao Diário de Teresópolis, que enfatizou que seu cachorro é dócil e o segue por todos os lugares, por isso estava ao seu lado, enquanto trabalhava. “No dia em que o rapaz tirou a foto dele eu estava trabalhando nas covas e ele ao meu lado como sempre... e aí depois veio essa maluquice toda”.



























Caramelo e seu verdadeiro dono




Não se sabe se a confusão começou após as fotos de John terem sido divulgadas pela agência AFP como as de Caramelo, ou se pela semelhança dos dois cachorros. Mas o caso irritou o administrador do cemitério, Márcio de Souza. “É lamentável que tal fato seja utilizado para causar comoção aos leitores! Fui contatado horas antes da notícia ser levada ao ar por um repórter e fui claro ao dizer que o cão da foto ao lado do túmulo é de propriedade de um de nossos voluntários que no momento faziam sepultamentos naquele local, logo não tem nada a ver com o cão adotado, disse.

As notícias sobre o cão “fiel” não paravam por aí. Esta semana vários portais divulgaram que o cachorro, que supostamente guardava o túmulo da dona, foi adotado por uma família da capital carioca, mas depois fugiu. Caramelo foi adotado e desapareceu, mas não era ele que aparecia na foto ao lado do túmulo. “Houve uma confusão que não se sabe onde começou”, afirma Anderson Duarte, autor da reportagem do Diário de Teresópolis.

Segundo o jornal, a confusão se torna evidente quando uma reportagem do Extra diz que o cão estava no cemitério Carlinda Berlim e que foi encontrado pela Comissão Especial de Proteção Animal da Alerj perambulando pelo bairro Caleme. “Para chegar de um bairro ao outro você tem que atravessar a cidade”, explicou o repórter do jornal de Teresópolis.



http://www.comunique-se.com.br/index.asp?p=Conteudo/NewsShow.asp&p2=idnot%3D57786%26Editoria%3D8%26Op2%3D1%26Op3%3D0%26pid%3D105103504%26fnt%3Dfntnl












15/01/2011 - 12h44

Cachorro em Teresópolis 'guarda' túmulo da dona, morta nas chuvas do Rio

Do UOL Notícias

Em São Paulo



O cachorro Leão “guarda” o túmulo de sua dona, Cristina Maria Cesário Santana, morta nas chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro nesta semana. Segundo a agência de notícias France Presse, que registrou a imagem do cachorro neste sábado (15) no cemitério de Teresópolis, o animal está há dois dias no local onde sua dona foi enterrada.


FOTOS: Vanderlei Almeida/AFP


























































Cachorro Leão 'guarda' o túmulo de sua dona, Cristina Maria Cesário Santana, morta nas chuvas do Rio. Há dois dias, o animal não sai do lado do túmulo, em Teresópolis.





http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/01/15/cachorro-em-teresopolis-guarda-tumulo-da-dona-morta-nas-chuvas-do-rio.jhtm






17/01/2011 - 08h17

Cão ajuda a resgatar corpos de seus donos em Teresópolis (RJ)


DO RIO


O vira-lata Caramelo ajudou a resgatar os corpos de seus donos, soterrados durante a chuva da semana passada, e não arredou pé da sepultura deles.


Ele vivia com sua dona, Cristina Maria Cesário Santana, e outras três pessoas numa casa do bairro Caleme, um dos mais devastados em Teresópolis. A casa foi soterrada e a família morreu. O cão escapou, mas ficou cavando até localizá-los.

Quando as equipes de resgate chegaram ao local, foram guiadas por Caramelo até os corpos. Ele foi resgatado pela ONG Estimação. Não queria sair do lado da cova de sua dona e agora está muito carente. Pula no colo de qualquer pessoa que se aproxime.














O vira-latas Caramelo guarda a sepultura de sua dona, morta em Teresópolis; ele resistiu ao deixar o local





http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/861565-cao-ajuda-a-resgatar-corpos-de-seus-donos-em-teresopolis-rj.shtml











Publicada em 16/01/2011 às 17h33min


Cachorro que velava túmulo da dona é resgatado em Teresópolis


Thaís Lobo





RIO - A Comissão Especial de Proteção Animal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) conseguiu resgatar na sexta-feira um cachorro que estava há dias ao lado do túmulo de sua dona, Cristina Maria Cesário Santana, morta em decorrência das fortes chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio . Caramelo, como o vira-lata foi apelidado pelos moradores, estava perambulando pelas ruas do bairro Caleme, um dos mais atingidos pelo temporal, quando foi encontrado. ( Leia também: Protetores dos animais recolhem doações para ajudar pessoas e bichos na Região Serrana )

Segundo a veterinária Andrea Lambert, membro da comissão, Caramelo estava sem ferimentos, mas muito assustado. A equipe teve que colocar uma focinheira no animal para conseguir dominá-lo.

- Geralmente nem colocamos a focinheira, mas ele estava tentando morder. O animal normalmente fica assustado, mas conseguimos fazê-lo andar. Já ele ficou pulando, girando, não queria sair dali. Os moradores nos contaram que ele ficava cavando o local onde a dona foi enterrada - relatou Andrea.

A equipe da comissão, formada por oito pessoas, já resgatou mais de 180 animais em Teresópolis e em Petrópolis com a ajuda do Instituto Estadual do Ambiente e de ONGs. Os animais foram levados para um galpão no bairro Meudon, que está servindo como abrigo em Teresópolis, e para um Ciep, em Itaipava.

- Fizemos um esforço grande para que os animais também fossem colocados em situação de resgate, de esforço, porque no início ninguém estava se preocupando - alertou Andrea.


Segundo o presidente da comissão, deputado André Lazaroni, os animais que não forem recolhidos pelos donos nos abrigos serão colocados para adoção:

- Os animais estão sendo cuidados para que, passado tudo, os donos voltem para recolher seus animais. Os que não forem reclamados serão encaminhados para a adoção.

Na segunda-feira, a comissão vai resgatar animais em Nova Friburgo.

Quem estiver interessado na adoção dos animais pode entrar em contato com a veterinária pelo telefone (21) 9632 8115 ou pelo email andrealambertvet@gmail.com.



http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/01/16/cachorro-que-velava-tumulo-da-dona-resgatado-em-teresopolis-923515007.asp













EXTRA


Publicado em 17/01/2011 às 15:43 Atualizado em 17/01/2011 às 19:24


Cachorro que velava túmulo da dona em Teresópolis é adotado


Paula Bianca Bianchi






FOTO: Divulgação

















Cachorro Caramelo nos braços do veterinário que o levou ao abrigo






O vira-lata Caramelo, que passou dias ao lado do túmulo da dona, Cristina Maria Cesário Santana, morta em decorrência das fortes chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio na semana passada, ganhou um novo lar neste domingo. Adotado por uma família da Barra da Tijuca, o cãozinho não é o único a esperar pelo dono mesmo depois da sua morte.

Segundo a veterinária Andrea Lambert, membro da Comissão Especial de Proteção Animal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) que resgatou Caramelo e outros animais que ficaram sem lar por causa da chuva, histórias assim são muito comuns. – O animal doméstico tem muita lealdade –, explica. – O dono acaba sendo a referência para tudo.

Em Edimburgo, Escócia, o Skye Terrier Greyfriars Bobby chegou a ganhar uma estátua depois de passar 14 anos guardando o túmulo de seu dono, até sua própria morte em 14 de janeiro de 1872. História parecida a do filme Sempre ao seu lado (2009), protagonizado por Richard Gere, em que o o cachorro Hachiko passa anos indo sempre ao mesmo horário a uma estação de trem esperar pelo dono que morreu.

No entanto, lembra Andrea, nem todos os animais que perderam o lar e o dono por causa das chuvas na Região Serrana tiveram a sorte de Caramelo. Quem estiver interessado na adoção pode entrar em contato com a veterinária pelo telefone (21) 9632 8115 ou pelo email andrealambertvet@gmail.com.





http://extra.globo.com/noticias/rio/cachorro-que-velava-tumulo-da-dona-em-teresopolis-adotado-880229.html







17/01/2011 às 18:46 Atualizado em 18/01/2011 às 10:08


Especialistas explicam comportamento de cão adotado após tragédia na serra



Luana Trindade



A fidelidade do vira-lata Caramelo emocionou pessoas por todo o Brasil. Depois de ter perdido a dona, Cristina Maria Cesário Santana, uma das vítimas das fortes chuvas na Região Serrana do Rio, e ficar alguns dias ao lado da cova, o cão também foi visto cavando para encontrá-la. Os dias passavam e ele continuava ali, até ser resgatado pela Comissão Especial de Proteção Animal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e ser adotado por uma nova família. Especialistas tentam explicar essa atitude do cachorro, que conseguiu localizar a dona, soterrada pelos escombros.

- Essa atitude mostra o grande afeto que ele tinha por ela. Como todos estão na função de achar alguém, ele também está. E com 30 vezes mais tecidos sensoriais (olfativos) do que o ser humano, essa capacidade de localizá-la é enorme. Enquanto os humanos possuem cerca de 50 milhões de células receptoras olfativas, o cão possui cerca de 220 milhões - disse Mônadda Kiin, que faz passeios educativos e cuida do comportamento dos animais.

Já Sávio Freire Bruno, professor da faculdade de veterinária na disciplina zoologia da UFF e que também atua na medicina de animais silvestres, foi mais além.

- O que eu consigo ver numa relação como essa é que os cães em vida livre são animais altamente sociais e, como vivem em matilha, possuem um líder, mas com relação de soliedariedade e de respeito à liderança. O cão doméstico tem esse tipo de comportamento, pois quando foram trazidos para domicílo, trouxeram um comportamento intrínseco à espécie, que é descendente dos lobos.

O professor elogiou o comportamento animal e disse que está emocionado também com o comportamento humano.

- Assim como a fidelidade do cão, é louvável a atitude de solidariedade das pessoas com as vítimas da Região Serrana. E com os animais também. Sei que Caramelo foi adotado, mas terá um período de dificuldade, de sofrimento. Só que essa nova dona vai conseguir conquistá-lo - disse, com otimismo, Sábio Bruno.

A veterinária Andrea Lambert, membro da Comissão Especial de Proteção Animal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e que resgatou Caramelo e outros animais que ficaram sem lar por causa da chuva, disse que tem recebido várias ligações de interessados, mas explicou que o processo de adoção não é tão fácil assim.

- Fazemos uma entrevista, pegamos os dados da pessoa e conversamos para saber que cuidados ela pode dar para o animal. Se a adoção for liberada, a pessoa assina um termo de responsabilidade. E durante uns meses, nós acompanhamos de perto a adoção.

Quem quiser adotar animais, pode entrar em contato com a veterinária pelo telefone (21) 9632 8115 ou pelo email andrealambertvet@gmail.com.


http://extra.globo.com/noticias/rio/cachorro-que-velava-tumulo-da-dona-em-teresopolis-adotado-880229.html













Jornal de Notícias - Lisboa - 18 de janeiro de 2011


Mundo


Cão ajudou a encontrar corpos dos donos na lama



00h30m

Um cão ajudou as equipas de resgate brasileiras a encontrar os corpos dos seus donos, vítimas das cheias e deslizamentos de terra, no Estado do Rio de Janeiro. Depois de encontrados e sepultados os corpos, o animal permaneceu durante dias junto à campa.

Caramelo, assim se chama o animal, vivia com quatro pessoas numa casa do bairro de Caleme, um dos mais devastados pelos deslizamentos de terras em Teresópolis. A casa foi soterrada e a família morreu, mas o cão escapou e ficou a escavar o local até localizá-los, revela o jornal "Folha de São Paulo".



FOTO: VANDERLEI ALMEIDA/AFP


















Os animais também sofreram com o mau tempo




Quando as equipas de resgate chegaram ao local, foram guiadas por Caramelo até aos corpos, que posteriormente foram sepultados no Cemitério Municipal Carlinda Berliniro.

Nos dias que se seguiram, o fiel companheiro permaneceu ao lado da sepultura da sua dona, Cristina Maria Cesário Santana. Nos intervalos, vagueava pelo bairro onde vivia Cristina, tendo sido encontrado pela Comissão Especial de Protecção Animal da Assembleia Legislativa.

Segundo a veterinária Andrea Lambert, citada pelo jornal "O Globo", Caramelo não tinha qualquer tipo de ferimentos, mas recusava-se a abandonar o local, situação que levou a equipa da Protecção de Animais a colocar-lhe um açaime.

"Geralmente nem colocamos o açaime, mas ele estava sempre a tentar morder. O animal normalmente fica assustado, mas conseguimos fazê-lo andar. Já ele limitou-se a saltar, a rodopiar, não queria sair dali. Os moradores contaram-nos que ele cavava o local onde a dona foi enterrada", contou a veterinária.

Cerca de 150 cães já foram resgatados na região, depois dos deslizamentos de terras na região serrana do Rio de Janeiro. A maioria dos animais, que estão a ser tratados a ferimentos e alimentados, serão entregues para adopção.

Mais de 640 pessoas morreram devido às chuvas na região serrana do Rio de Janeiro. O mau tempo fez mais de 13 mil desalojados e ainda há dezenas de pessoas desaparecidas.


http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1759450&page=-1















Publicada em 18/01/2011 às 12h18min



Cachorro que velava túmulo da dona em Teresópolis é adotado e foge


Thais Lobo





RIO - O cachorro que velava o túmulo de sua dona , morta em decorrência das fortes chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio, foi adotado por uma família do Rio no domingo, mas acabou fugindo em seguida, já na segunda-feira. A nova dona, Marcia Xerez, moradora da Barra da Tijuca, está em busca de informações sobre o paradeiro do cão sobrevivente, que já era chamado de Herói. ( Leia também: Itaipava terá feira de adoção de animais )

Marcia contou que conheceu Caramelo, como era chamado no abrigo onde estava, por uma foto tirada por uma amiga que foi entregar donativos no local. ( Mais de 250 animais já foram resgatados na Região Serrana )

- Vi a foto e fiquei impressionada com a tristeza do olhar dele. Pensei: 'Vou pegar esse bichinho pra mim'. No dia seguinte, fui para Teresópolis com um amigo. Só lá que conheci a história dele. Todos comentavam: 'Esse é o cachorro que ficou ao lado do túmulo'. Aí quis mais ainda ficar com ele porque ele merecia ter uma vida feliz - relatou ela.


















Segundo Marcia, o vira-lata ainda estava muito assustado quando chegou, e por isso ela decidiu deixá-lo livre para se ambientar no novo lar:

- Ele estava muito cansado, triste, não quis comer a ração. Fiz comida e ele dormiu. Deixei-o livre para se ambientar em casa, poder circular. Quando desci vi que ele não estava mais. Meu porteiro disse que ele fugiu quando o portão abriu para um carro sair.




















Herói estava com uma coleira preta com detalhes em vermelho e laranja quando fugiu. Quem tiver informações pode entrar em contato com Marcia pelo telefone (21) 7829 6779




http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/01/18/cachorro-que-velava-tumulo-da-dona-em-teresopolis-adotado-foge-923529711.asp






OBS: Comentário de um/a leitor/a de O Globo:



"nananinanão

18/01/2011 - 17h 05m


Pela comunidade de Teresópolis no orkut, já sabemos que ele foi achado em Vargem Grande. A dona Márcia já ligou para as protetoras que permitiram a adoção. Espero agora que apareçam mais Donas Márcias para adotar outros bichinhos...Parem de julgar!!!!Se ela estivesse procurando promoção não sairia em busca do bichinho...
E TODOS VCS QUE ESTÃO CRITICANDO...JÁ FIZERAM ALGUMA COISA? JÁ DOARAM? SE DOARAM?"











EXTRA


Cachorro que velava túmulo é encontrado


18/01/2011 às 17:49 Atualizado em 18/01/2011 às 17:49



João Paulo Arruda






Foi encontrado, no fim da tarde desta segunda-feira, o cachorro Caramelo, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. O vira-lata velava o túmulo o túmulo de sua dona, vítima das intensas chuvas, na Região Serrana. No domingo Caramelo foi adotado por Marcia Xerez, mas acabou fungindo do condomínio onde mora a família, na Barra. Agora há pouco, Wagner Fialho achou o cachorro no estacionamento do Barra Shopping e devolveu o cão a dona:

- Agora vou trancar o Caramelo dentro de um cofre - brincou Marcia..



http://extra.globo.com/noticias/rio/cachorro-que-velava-tumulo-encontrado-891352.html

Nenhum comentário: