terça-feira, 31 de maio de 2011

Um Ótimo Exemplo A Ser Seguido

Folha de SP - Ciência

31/05/2011 - 12h22

Escola californiana adota dissecação virtual de anfíbios

DA ASSOCIATED PRESS


A dissecação de sapos, uma atividade que costuma integrar a grade currícular de aulas de biologia nos EUA, não precisa mais ser feita com anfíbios de verdade. Pelo menos não no curso de ensino médio da escola Racho Verde, na California (EUA).
O local se tornou o primeiro do país a adotar um software de anatomia para alívio de instituições de proteção animal.

O Instituto de Bem-Estar Animal e Salve os Sapos vão distribuir gratuitamente 25 licenças para uso do software, cujo valor é estimado em US$ 900 (aproximadamente R$ 1.400). Mas pedem em troca o comprometimento de que não sejam dissecados anfíbios pelos próximos cinco anos.

Os críticos à iniciativa dizem que as simulações não podem ser comparadas com o estudo de um órgão animal de verdade.


http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/923254-escola-californiana-adota-dissecacao-virtual-de-anfibios.shtml

segunda-feira, 30 de maio de 2011

domingo, 29 de maio de 2011

Muitas Alegrias

29/05/2011 - 15h00

Feira de adoção de cães e gatos bate recorde em São Paulo; 84 animais ganharam novos donos

Do UOL Notícias

Em São Paulo



FOTOS: Rogério Cassimiro/UOL










































































































































































































































































































































A "festa da adoção" promovida neste sábado pelo Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo (CCZ-SP), órgão vinculado à Coordenação de Vigilância em Saúde, bateu recorde de adoção de bichos. Em seis horas do evento, 84 animais foram adotados





A "festa da adoção" promovida neste sábado pelo Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo (CCZ-SP), órgão vinculado à Coordenação de Vigilância em Saúde, bateu recorde de adoção de bichos. Em seis horas do evento, 84 animais foram adotados (foram 26 na edição anterior) e cerca de 1.300 pessoas visitaram o local, segundo a assessoria de imprensa.

"Queria um bichinho de estimação já há algum tempo. Eu e minha mãe precisávamos ter mais vida na nossa casa", disse a analista de sistemas Renata Andriolo, 30, que adotou a viralatas Mel, de um ano. "Vou dar todo o carinho e amor de que ela precisa e, com certeza, ela vai me retribuir."

De acordo com o CCZ, foram 45 gatos e 39 cães adotados. "Os 45 gatos e 39 cães adotados, sendo um deles um pit bull, são uma amostra de que a população pode estar mais consciente da importância da guarda responsável e dos benefícios da presença de um animal de estimação na sua vida. O sucesso desta festa nos estimula a promover, cada vez mais, novos eventos do porte que tivemos hoje [ontem]", afirmou Ana Claudia Furlan Mori, gerente do CCZ.

Além do número recorde de adoções - na última edição, foram adotados 26 animais -, a festa de adoção de cães e gatos do CCZ registrou a presença de cerca de 1.300 pessoas, que aproveitaram para assistir aos desfiles dos cães e à apresentação de adestramento organizada pela "Cão Cidadão" (www.caocidadao.com.br) e por funcionários do CCZ. Quem esteve por lá também pôde conferir a exposição de fotos "Cuida bem de mim", da fotógrafa Tizia Ditullio, que registrou vários momentos de funcionários, voluntários e passeadores durante os domingos de Cãominhada. Além da chance de levar um animalzinho de estimação para casa, as crianças puderam se divertir no Espaço Criança. Lá, a garotada aproveitou as atividades lúdicas sobre guarda responsável, com direito a pipoca e algodão doce, pintura facial e escultura em balões, além de origami.


http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/05/29/feira-de-adocao-de-caes-e-gatos-bate-recorde-em-sao-paulo.jhtm

sábado, 28 de maio de 2011

Reencontro Emocionante

Dona reencontra gata durante entrevista um mês após tragédia

De Page Not Found, por Fernando Moreira, no jornal O Globo)


Judy Pugh pensou que tivesse perdido quase tudo quando um tornado destruiu a casa dela em Tuscaloosa (Alabama, EUA). Ao fugir de casa carregando as três gatas, o telhado caiu sobre ela. Judy conseguiu se livrar dos escombros e salvar duas gatas.

A terceira, Cadie, foi dada como desaparecida, para a tristeza da dona.


FOTO: Reprodução/CNN

















Um mês depois, Judy voltou ao escombros que restaram da casa em que morava. Quando dava uma entrevista a uma TV local, a surpresa: Cadie, companheira de Judy há 10 anos, apareceu!

"Eu peguei Cadie! Eu peguei Cadie! Queria que ela pudesse falar para me dizer por onde esteve", disse Judy, emocionada.











http://oglobo.globo.com/blogs/moreira/posts/2011/05/23/dona-reencontra-gata-durante-entrevista-um-mes-apos-tragedia-382190.asp

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Foquinha Sortuda

27/05/2011 12h35 - Atualizado em 27/05/2011 12h35

Foca-bebê perdida é resgatada na Alemanha

Filhote foi batizado de Waldemar pelos biólogos.

Depois de cuidado, animal será devolvido ao mar do Norte.


Da AFP


Um filhote de foca abandonado foi resgatado no norte da Alemanha nesta sexta-feira (27). O animal orfão foi batizado de Waldemar e receberá cuidados na estação de Friedrichskoog, antes de ser devolvido ao mar do Norte.


FOTO: Carsten Rehder/AFP



















Bebê-foca em imagem feita nesta sexta-feira (27)


http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/05/foca-bebe-perdida-e-resgatada-na-alemanha.html

Perseverança

27/05/2011 - 09h41

Cão sobrevive a tornado, se arrasta para casa ferido e vira símbolo de luta nos EUA

Do UOL Notícias

Em São Paulo


Um cachorrinho virou o símbolo de uma cidade que luta para se recuperar após a passagem de um tornado. Mason foi pego pela forte tempestade que devastou parte de North Smithfield, no Alabama (EUA), e desapareceu, no último dia 27 de abril.

Após duas semanas, quando a população se unia para consertar as casas e as ruas da cidade, Mason reapareceu, com as duas patinhas dianteiras quebradas, muito desidratado, mas vivo. O cachorrinho havia se arrastado pela cidade para se reencontrar com seus donos, que já não tinham mais esperança de acha-lo.

FOTO: Reprodução de vídeo Wavy.com


















Mason reapareceu com as duas patas quebradas



Os donos de Mason o levaram a um abrigo de animais, onde o cachorro será tratado até que a vida de todos volte à normalidade. Com a ajuda de doações, um veterinário operou Mason que se recupera da cirurgia e deve voltar para casa em seis semanas.
O cachorrinho ajudou a levantar o ânimo dos moradores de North Smithfield e até ganhou uma página no Facebook.

Phil Doster, que trabalha no abrigo para animais da cidade, conta que o número de cachorros trazidos após o tornado tem diminuído e que as lesões de Mason foram as mais dramáticas que ele já viu em um cãozinho que teve de sobreviver sozinho por tanto tempo. “Tivemos a honra de ajudar na recuperação de Mason”, disse.


http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/05/27/caozinho-que-sobreviveu-a-tornado-com-duas-patas-quebradas-vira-simbolo-de-recuperacao-em-cidade-arrasada-nos-estados-unidos.jhtm

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Incas E Lhamas

23/05/2011 - 09h52

Sucesso da civilização inca se deve a lhamas, diz estudo

DA BBC BRASIL


Machu Picchu, a famosa cidade inca nos Andes peruanos, celebrará em julho o centenário de sua "descoberta" pelo mundo exterior, em um evento imponente, mas há indicativos de que as origens do local tenham sido menos glamourosas.

Segundo pesquisa publicada no jornal "Antiquity", especializado em arqueologia, a civilização inca pode ter crescido e evoluído graças aos dejetos das lhamas.

A transição da caça e coleta à agricultura, 2.700 anos atrás, que permitiu aos incas se acomodar e prosperar na área de Cuzco onde fica Machu Picchu, diz o autor do estudo, Alex Chepstow-Lusty.



FOTO: Aurelio Alejo/France Presse


















Homem vestido tradicionalmente se prepara para evento que marcará, em julho, os cem anos de Machu Pichu


O pesquisador do Instituto Francês de Estudos dos Andes em Lima afirma que o desenvolvimento da agricultura e o plantio de milho é um fator crucial para o crescimento de civilizações. "Cereal faz as civilizações", diz.

Chepstow-Lusty passou anos analisando os depósitos orgânicos na lama de um pequeno lago chamado Marcaccocha, que fica localizada entre uma selva e Machu Picchu.

Sua equipe encontrou uma correlação entre as primeiras aparições de colheitas de milho entre 7000 a.C. --o que mostra a primeira vez que o cereal teria sido plantado naquela altitude-- e um aumento vertiginoso no número de parasitas que se alimentam de excrementos animais.

Os pesquisadores concluíram que a transição ampla à agricultura só foi possível com um ingrediente extra: fertilizantes orgânicos usados em grande escala. Em outras palavras, muitos dejetos de lhamas.

LEGADO

As lhamas eram e ainda são comumente usadas nos Andes peruanos para carregar produtos e prover carne e lã.

O lago Marcaccocha se localiza próximo a uma antiga rota de comércio, e lhamas que transportavam bens entre a selva e as montanhas costumavam parar ali para beber água e "fazer suas necessidades".

"Isso proveu fertilizantes, facilmente coletados --como ocorre hoje-- pela população local para as plantações ao redor", afirma Chepstow-Lusty.

À medida que os incas adotaram o milho --rico em calorias-- em sua alimentação, sua sociedade se desenvolveu na região de Cuzco.

Cerca de 1.800 anos desde o início da transição para a agricultura, uma onda prolongada de clima cálido permitiu que os incas realmente prosperassem e construíssem grandes assentamentos de pedra, como Machu Picchu e Ollaytaytambo.

A civilização acabou há muito tempo, destruída por conquistadores espanhóis nos anos 1500, mas seus descendentes, os quéchuas, ainda usam os dejetos de lhama como fertilizantes e como combustível para aquecimento.

"O vale está repleto de indígenas que seguem esse estilo de vida de 2.000 anos", relata Chepstow-Lusty.

Quando os convidados chegarem a Machu Picchu para celebrar os cem anos desde que o explorador Hiram Bingham mostrou ao mundo a existência do local, talvez eles possam agradecer à humilde lhama ao vislumbrar as construções.


http://www1.folha.uol.com.br/bbc/919487-sucesso-da-civilizacao-inca-se-deve-a-lhamas-diz-estudo.shtml

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mais Uma Grande Lição Para Os Humanos

25/05/2011 - 09h00

Égua cega de Montana recebe cuidados e "escolta de gangue" de animais

Do UOL Tabloide

Em São Paulo
















Sissy, uma égua cega, recebe cuidado e escolta de cinco cabras e cinco ovelhas


Uma verdadeira gangue de animais, formada por cinco cabras e cinco ovelhas, pratica uma espécie de escolta e auxílio à Sissy, uma égua cega de 15 anos, que vive numa fazenda no Estado de Montana, nos Estados Unidos.

Michelle Feldstein, de 66 anos, dona do local - que é um abrigo de animais - disse ao site "Metro.co.uk" que está acostumada a encontrar animais em situações incomuns, mas que desta vez ficou impressionada.

"Já vi patos que não conseguem voar, gatos sem garras e lhamas nômades, mas nunca vi uma amizade como essa", diz. É um senso de camaradagem, respeito ao próximo e solidariedade que não se vê todos os dias.

"A comitiva que toma conta de Sissy a circunda na hora das refeições e a faz chegar corretamente ao feno. Eles também mostram a ela onde está a água e avisam onde estão as cercas", conta Feldstein, ressaltando que eles cuidam da égua mesmo quando há tempestades de neve ou chuvas torrenciais.

Como explicação ao caso, a dona do local apela para o místico e faz uma reflexão válida: "acredito que exista uma magia envolvida nessa amizade entre égua, ovelhas e cabras. Quando os observo, me pergunto por quê as pessoas não podem fazer isso também".

Ai, os seres humanos...


http://noticias.uol.com.br/tabloide/tabloideanas/2011/05/25/egua-cega-de-montana-recebe-cuidados-e-escolta-de-gangue-de-animais.jhtm

Casal Azarado e Cão Sortudo

G1 Mundo

Do G1,com AP

23/05/2011 12h22 - Atualizado em 23/05/2011 12h53

Cão é achado vivo nos escombros de casa destruída por tornado nos EUA

Saint estava entre destroços em Joplin, Missouri, onde 89 morreram.

Donos do animal disseram que são sobreviventes do Katrina.


FOTO: AP


















Trey Adams e Maggie Kelley abraçam seu cão, Saint, após achá-lo vivio entre os destroços de sua casa destruída por um tornado em Joplin, no estado americano do Missouri, nesta segunda-feira (23).




FOTO:AP


















O casal afirma que morava no local depois de ter perdido tudo na passagem do furacão Katrina, em Nova Orleans, em 2005.




FOTO: AP

















Bairro destruído na cidade de Joplin. Cerca de 30% das casas da região foram destruídas, segundo a prefeitura. O número de mortos chega a 89.



http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/05/cao-e-achado-vivo-nos-escombros-de-casa-destruida-por-tornado-nos-eua.html

terça-feira, 24 de maio de 2011

Rebate Falso

22/05/2011 - 08h37

Polícia britânica monta operação contra tigre e descobre que era pelúcia

DA BBC BRASIL


Um helicóptero equipado com câmera térmica, especialistas em animais e vários policiais foram envolvidos em uma operação para capturar um tigre no Reino Unido no sábado, mas acabaram descobrindo que o animal era de pelúcia.

O alarme provocado perto da cidade de Southampton por causa do tigre de brinquedo em tamanho real levou à interrupção de um jogo de críquete no estádio Rose Bowl e por pouco não suspendeu o tráfego de uma importante rodovia britânica.

O misterioso tigre branco teria sido visto inicialmente por um morador em um gramado nas proximidades de Hedge End.

De acordo com a polícia regional de Hampshire, uma equipe foi enviada ao local, perto de uma saída da rodovia M27, que teria confirmado "estar olhando para um tigre".

Por volta das 16h de sábado (12h em Brasília), a operação policial já estava montada.
Foram traçados planos de fechamento da M27, especialistas do zoológico Marwell, que fica nas imediações da cidade, convocados para trazerem dardos tranquilizantes e jogadores de golfe convidados a se trancar na sede do clube.

No Rose Bowl, o jogo entre South Wiltshire e Hampshire Academy foi suspenso durante 20 minutos.

"Após breve espreita na savana de Hedge End, o oficial percebeu que o tigre não estava se movendo e as câmeras do apoio aéreo perceberam que não existia uma fonte de calor", disse a polícia.

"Aí o tigre rolou por causa da corrente de vento provocada pelo helicóptero e foi então que ficou óbvio que era um brinquedo de pelúcia em tamanho real."

Bem humorada, a polícia de Hampshire afirmou ainda que o incidente será "o destaque do dia", uma vez que as imagens de um circuito fechado de vídeo "nos convenceu a todos de que estávamos diante de um tigre de verdade."

O comunicado diz ainda que é pouco frequente que incidentes alegrem o dia da equipe, mas "isso só mostra a diversidade de incidentes que somos chamados para enfrentar."


http://www1.folha.uol.com.br/bbc/919214-policia-britanica-monta-operacao-contra-tigre-e-descobre-que-era-pelucia.shtml

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Imensa Covardia

G1 São Paulo

23/05/2011 17h07 - Atualizado em 23/05/2011 17h25

Família de idosa que teve papagaio morto quer mudar de bairro

Ave foi morta por assaltantes na Zona Leste de São Paulo.

Três suspeitos moram presos e um adolescente foi detido.

Bruno Azevedo Do G1 SP



A família da aposentada que teve o papagaio de estimação morto durante uma tentativa de assalto na noite deste domingo (22), na Mooca, Zona Leste de São Paulo, pensa em se mudar do bairro, segundo Nicole Mattos, neta da vítima. Yeda Tanaka, de 85 anos, chegou a ser amarrada e amordaçada pelos criminosos com uma cortina do banheiro que foi rasgada. Três suspeitos foram presos e um adolescente foi apreendido após a chegada da Polícia Militar.

"Minha avó está assustada. Ela não voltou para casa até agora", disse Nicole, na tarde desta segunda-feira (23). A aposentada estava na casa de uma filha, na mesma rua onde mora.

Os assaltantes entraram na residência no momento em que Nicole, de 22 anos, foi até a casa dos fundos, onde mora sua mãe, por volta das 20h. Eles amordaçaram e amarraram a idosa, a jogaram na cama e colocaram um cobertor sobre ela. Em seguida, o tio de Nicole Thiago Tadeu Panica chegou à casa de Yeda e também foi rendido. Da outra casa, a jovem viu a avó sendo agredida. Nicole chamou, então, a polícia. Segundo ela, os policiais chegaram rapidamente.

“Minha avó foi amordaçada com a cortina do banheiro, que eles rasgaram. Quando o meu tio chegou, eles começaram a agredi-lo”, contou Nicole.

Ela disse que os criminosos tinham informações sobre a rotina da família, já que entraram batendo na porta, no horário em que Thiago tinha costume de ir ver Yeda todos os dias. Os criminosos também citaram, segundo ela, o nome de um outro tio morto há cerca de um ano. Eles tentaram levar joias, computador e tênis. A ação durou cerca de 20 minutos.

O papagaio Louro se assustou com o barulho dos assaltantes. “Ele gritava e batia as asas. Foi quando um dos ladrões arrancou o Louro da gaiola e começou a pisar na cabeça dele”, disse Nicole, que assistiu tudo da casa da mãe até a chegada da polícia.

Na casa havia ainda um outro pássaro e dois pitt bulls que, segundo Nicole, são mansos e estavam presos. “Quando eu entrei na casa e perguntei para minha avó como ela estava, a primeira coisa que ela disse foi: ‘mataram o Louro’”, afirmou Nicole.

A ave estava com a aposentada havia 38 anos. Segundo a neta, o animal falava poucas palavras, chamava Yeda por “vó” e costumava dançar. “No café da manhã, ele só comia pão com manteiga. E se desse o pão sem nada, ele jogava fora em quem deu a comida para ele”, contou. “Minha avó rezava o dia inteiro, assistia a missas pela TV. Quando não estava rezando, estava cozinhando e o Louro por perto.”

Patrícia Alexandre Panica, de 30 anos, filha de Yeda, disse que a mãe passava bem nesta segunda-feira. Segundo ela, a idosa não reclama de dores, mas há marcas nos braços da idosa, que teve uma pulseira arrancada pelos criminosos. Um parente da família que é médico visitou a aposentada e recomendou descanso.

domingo, 22 de maio de 2011

Barbárie em SP

22/05/2011 - 08h21

Interior de São Paulo vive onda de matança de animais

ANA SOUSA

DE RIBEIRÃO PRETO



A vira-lata Cindy foi encontrada morta após ser espancada em Sales Oliveira (363 km de São Paulo) há menos de um mês. O caso faz parte de uma série de mortes criminosas de animais registradas no interior paulista.

Segundo representantes de ONGs de proteção animal e delegados ouvidos pela Folha, ao menos outros 80 animais foram encontrados mortos em Sertãozinho, Ribeirão Preto, Sales Oliveira e Campinas em dois meses.

Na maioria dos casos, há sinais de envenenamento.

Em Sales, além de Cindy, outros 15 animais morreram desde abril. Eles eram de um grupo de 20 abrigados de maneira improvisada num recinto de exposições.

O delegado Clodoaldo Vieira diz que ainda não há suspeitos, mas admite a possibilidade de as mortes deste ano estarem relacionadas com as 50 mortes por envenenamento do ano passado.

Em Ribeirão, 46 animais (gatos, gambás e uma cadela) foram envenenados na segunda "chacina" do ano -na primeira, em março, foram dez os mortos.

Em Campinas, pelo menos um animal é morto em média por mês, segundo a delegada Rosana Mortari, além de casos em rituais de magia negra. Em Sertãozinho, voluntários dizem ter encontrado 15 gatos mortos.

Para o presidente da ONG Arca Brasil, Marco Ciampi, a superpopulação de animais de rua cresce proporcionalmente ao desenvolvimento do segmento pet.

Para ele, é preciso difundir o conceito de posse responsável e investir em políticas públicas - como a castração - para reduzir a população animal e evitar crimes.


FOTO: Edson Silva - 21.mai.11/Folhapress

















Cães em canil provisório que foi montado no município de Serrana. Quatro cidades do interior de São Paulo tiveram ao menos 80 casos de mortes de animais.


ABRIGOS LOTADOS

Os abrigos para animais de rua estão no limite ou além da capacidade em várias cidades. A lotação está relacionada, em parte, à lei estadual de 2008, que proibiu o sacrifício de animais capturados.

O "inchaço" também pode ser explicado pelas baixas taxas de castração e adoção e altos índices de abandono.

Em Ribeirão Preto, cerca de 50 animais chegam ao canil do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) por semana contra 40 doados por mês.

Sem canis próprios, alguns municípios fazem parcerias com a iniciativa privada ou improvisam abrigos.

Esse é o caso de Serrana (313 km de SP). Um canil provisório foi montado em um antigo drive-in. De acordo com a prefeitura, o projeto de um novo abrigo está sendo desenvolvido.


http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/919211-interior-de-sao-paulo-vive-onda-de-matanca-de-animais.shtml

sábado, 21 de maio de 2011

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dicas Úteis

19/05/2011 - 08h30

Saiba como usar produtos de limpeza sem intoxicar cães e gatos

JEANINE LEMOS

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


Produtos de limpeza podem significar uma ameaça para os animais de estimação. Para evitar que eles sejam intoxicados, é melhor tomar algumas precauções ou usar produtos naturais, segundo os veterinários. Veja dicas:

Ilustrações Stefan
























*CUIDADOS *


PORTAS FECHADAS

Nas casas com crianças, os frascos de produtos já ficam protegidos em armários e prateleiras altas. O mesmo deve ser feito por quem tem bichos.



AMBIENTE ISOLADO

Quando usar produtos como desinfetantes e água sanitária, isole os ambientes e prenda os animais em outros cômodos. Só libere a passagem quando não houver mais cheiro.



ALERTA

Salivação excessiva e crises de vômito seguidas são sinais de intoxicação, assim como diarreia, pupilas dilatadas, pontos grudentos ou ásperos no pelo, dificuldade respiratória e machucados na língua.


PROVIDÊNCIAS
Se houver alguma região do corpo do animal contaminada com produto de limpeza, lave-a com água corrente fria e sabão de coco ou neutro. Depois leve o bicho ao veterinário. Não dê nenhum alimento, bebida ou remédio por conta própria.


PLANTAS TÓXICAS

A intoxicação também pode ser causada por plantas, como violetas, copos-de-leite, lírios, espadas-de-são-jorge, samambaias e azaleias.


ALTERNATIVAS ARMÁRIOS

Para quem tem animais pequenos que gostam de entrar nos armários, é melhor substituir as bolinhas de naftalina por sachês com folhas e flores de lavanda ou cravos.


VIDROS

Para limpar as janelas, use vinagre e limão diluídos em água. A mistura de álcool e óleo de cozinha, em partes iguais, é boa para manter o brilho de janelas e esquadrias de alumínio

TAPETES

Para tirar mofo do tapete sem deixar os bichos 'grogues', use bicarbonato de sódio. Aplique de 20 ml a 45ml na área mofada. Deixe 15minutos e depois passe o aspirador de pó.


BANHEIROS

Misture um litro de álcool 70º com folhas de eucalipto e deixe de molho por dois dias. Depois ferva um litro de água com uma barra de sabão neutro ralado até dissolver. Junte a água e a essência de eucalipto e engarrafe a mistura.


ODORES

Alguns produtos usados na cozinha reduzem odores das áreas destinadas à sujeira dos bichos. É o caso do vinagre, que pode limpar as caixas de areia de gatos. Colocar um limão siciliano repartido ao meio no local também reduz os cheiros.



Fontes: KÁTIA GUMIERO DE OLIVEIRA, médica veterinária, MARUCIA DEANDRA DE CRUZ, médica veterinária


http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/917689-saiba-como-usar-produtos-de-limpeza-sem-intoxicar-caes-e-gatos.shtml

quinta-feira, 19 de maio de 2011

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Briga No Ar

17/05/2011 11h19 - Atualizado em 17/05/2011 11h19

Milhafres-reais são flagrados em combate em pleno voo

Cena foi flagrada em Brynnamman, no País de Gales.

Duelo entre as aves de rapina foi registrado por Gareth Scanlon.

Do G1, em São Paulo


Dois milhafres-reais foram flagrados em um combate em pleno voo em Brynnamman, no País de Gales. O duelo entre as aves de rapina foi registrado pelo fotógrafo Gareth Scanlon. O milhafre-real já foi considerado uma praga na Grã-Bretanha no século 18 e quase foi extinto.

FOTO: Gareth Scanlon/Barcroft Media/Getty Images






















Dois milhafres-reais foram flagrados em um combate em pleno voo.



http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2011/05/milhafres-reais-sao-flagrados-em-combate-em-pleno-voo.html

terça-feira, 17 de maio de 2011

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Descoberta

16/05/2011 - 11h03

Experiência revela que tarântulas expelem seda pelas patas

DA BBC BRASIL



Uma pesquisa feita por cientistas no Reino Unido descobriu que as tarântulas expelem seda das patas para se fixarem em superfícies escorregadias.

A descoberta foi publicada na revista científica "Journal of Experimental Biology".

A equipe fez uma experiência colocando as tarântulas em um tanque de vidro. Quando elas subiam pelas paredes do tanque, os cientistas chacoalhavam o recipiente, forçando o animal a tentar se segurar para não cair.

Pequenas lâminas de vidro colocadas na parede de vidro revelaram o segredo das tarântulas. Como todas as aranhas, elas possuem pelos nas patas, o que aumenta a aderência. No caso das tarântulas, elas possuem também um sistema que expele seda.



FOTO: BBC

















Como todas as aranhas, as tarântulas possuem pelos nas patas, o que aumenta a aderência em superfícies


A teoria de que as aranhas usavam seda para aumentar a sua aderência a superfícies já havia sido publicada por pesquisadores alemães na revista científica "Nature" em 2006. No entanto, eles acreditavam que o material era expelido por órgãos especiais da tarântula que formam a seda.

Uma nova experiência, realizada pela cientista Claire Rind e sua equipe na Universidade de Newcastle, testou a teoria alemã.

"Elas são criaturas incríveis. Têm essa forma linda de se movimentar que me fascinou", disse à BBC a pesquisadora.

"Nós não conseguíamos ver nenhum sinal da seda a olho nu, mas quando tiramos as lâminas e as examinamos em um microscópios, nós vimos até 30 linhas de seda no local onde a pata da tarântula havia derrapado."

Em outra fase da experiência, os cientistas determinaram que a seda foi expelida das patas da tarântula.

Para isso, eles contaram com ajuda de uma tarântula de estimação da cientista, chamada Fluffy. As tarântulas trocam de pelo com regularidade, e os cientistas examinaram o pelo antigo de Fluffy e de outras tarântulas envolvidas na experiência.

Nos pelos microscópicos que são soltos pelas patas das tarântulas, os cientistas acharam pequenas estruturas que produzem seda.


http://www1.folha.uol.com.br/bbc/916305-experiencia-revela-que-tarantulas-expelem-seda-pelas-patas.shtml

domingo, 15 de maio de 2011

Punição

12/05/2011 - 07h59

Dono de cachorro skatista é multado por ignorar coleira

DA BBC BRASIL


O dono de um cachorro que anda de skate foi multado na cidade inglesa de Brighton por deixar seu cachorro andar livre na rua sem coleira.

O paisagista britânico Jonathan Fell, de 51 anos, costuma levar seu cachorro Bodhi para passear.


FOTO: Reprodução

















Dono de cachorro skatista é multado por ignorar coleira e deixar cão circular livremente na cidade inglesa de Brighton



O brinquedo favorito de Bodhi é um skate, que o cão aprendeu a usar com suas patas dianteiras. No entanto, por não colocar uma coleira no cão e deixá-lo livre na rua, Fell foi multado em 80 libras (mais de R$ 200). O truque aprendido por Bodhi virou sensação no YouTube. Seu vídeo já atraiu mais de 20 mil seguidores e já foi mostrado no programa de televisão Britain's Got Talent.

"Bodhi está sempre sob controle. Ele adora andar de skate e não é um criminoso", disse Fell, de acordo com a imprensa britânica.

Um porta-voz da prefeitura de Brighton disse que o cão pode andar de skate sem coleira em áreas permitida, como parques.

O dono do cão terá até duas semanas para pagar a multa. Caso contrário, poderá levar uma nova multa de até mil libras (mais de R$ 2.500).

Segundo o jornal The Daily Telegraph, Fell foi advertido pelas autoridades e poderia até receber uma advertência mais séria.



http://www1.folha.uol.com.br/bbc/914674-dono-de-cachorro-skatista-e-multado-por-ignorar-coleira.shtml

Uma Boa Iniciativa

TV Folha

15/05/2011 - 12h57

Casal cria "orfanato" para pit bull abandonado em São Paulo

DE SÃO PAULO



Fernanda Meccia e Paulo Melo mudaram-se há cerca de um ano e meio do Guarujá (litoral paulista) para uma chácara no município de Embu Guaçu (Grande São Paulo).

Eles largaram suas rotinas de comerciante e de profissional do mercado financeiro, respectivamente, para cuidarem de pit bulls abandonados.

Eles dão tratamento aos animais e os recuperam para que sejam adotados.

O casal analisa caso a caso a personalidade dos cães e dos possíveis donos para garantir uma adoção bem sucedida.

Eles mantêm o local com reservas pessoais, doações e venda de camisetas, como mostra o vídeo a seguir da TV UOL.

(PARA ASSISTIR O VÍDEO,ENTRE NA PÁGINA):

http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/916059-casal-cria-orfanato-para-pit-bull-abandonado-em-sao-paulo.shtml

Comunicação Complicada

Ciência

09/05/2011 - 15h23

Cientistas vão testar comunicação com golfinhos por computador

DA "NEW SCIENTIST"



Um computador capaz de reconhecer o som emitido por golfinhos e gerar respostas em tempo real é o trabalho que está sendo desenvolvido pela organização Projeto de Golfinhos Selvagens, na Flórida (USA).

Grupos desses cetáceos têm se comunicado com humanos, por meio de desenhos e sons, desde a década de 60. Mas a comunicação é quase de uma mão única, explica Denise Herzing, que está à frente da pesquisa.

Desde 1998, Herzing e colegas tentam estabelecer uma comunicação de duas vias com os golfinhos. Primeiro, pelo uso de sons artificiais e, depois, associando-se os sons emitidos a quatro símbolos que aparecem em um keyboard especial usado debaixo d'água.

O golfinho pode pedir coisas apontando para cada um dos símbolos, como brincar ou pegar uma carona em uma onda, e não apenas receber ordens humanas.

O projeto é uma colaboração com o pesquisador de inteligência artificial Thad Starner, do Instituto de Tecnologia de Georgia, em Atlanta (EUA).

A meta é criar um sistema de linguagem com os quais os golfinhos selvagens se comuniquem naturalmente que, por si só, já é uma grande desafio.

Os golfinhos podem produzir sons em frequências mais altas a 200 quilo-hertz - ou seja, quase dez vezes mais do que o ouvido humano é capaz de captar. Outro ponto a ser superado é como os animais projetam sons em diferentes direções sem mexer a cabeça, o que torna mais difícil reconhecer o "som-palavra" que emitiu.

Para contornar esse problema, Starner e colegas estão construindo um protótipo de computador do tamanho de um smartphone, dotado de dois fones de ouvido concebidos para funcionar debaixo d'água e captar os mais variados sons para então decifrá-los.
"Nem mesmo sabemos se os golfinhos usam palavras", admite Herzing. "Poderíamos usar os sinais deles, se nós os conhecêssemos."


http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/913295-cientistas-vao-testar-comunicacao-com-golfinhos-por-computador.shtml